i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Sessão Especial homenageia os 50 Anos do Babalorixá Rui Pólvoas

Foi realizada na tarde dessa terça feira 17/10 uma sessão especial na câmara de vereadores de Itabuna, proposta pelo vereador Aldenes Meira para homenagear os 50 anos de Babalorixá de Rui Pólvoas. A sessão contou com a presença de filhos de Santo do terreiro ILÊ AXÉ IEJEXÁ ORIXÁ OLOFUN, de amigos de Rui, como a juíza aposentada, Dra. Sonia Marom, a presidente da fundação Marimbeta, professora Cleonice, Kokó da banda Lordão, os vereadores Ronaldão, Jairo Araújo e Robinho e várias representantes de entidades civis.
VEJA + FOTOS E OS VÍDEOS

(Vídeos abaixo)
RUI PÓLVOAS
Oriundo de uma família atípica. O pai era coronel do cacau, um homem rico, branco, de ascendência européia, a mãe era uma negra, mulher de terreiro e empregada doméstica, sua formação foi dupla. Por parte de pai a formação era católica, inclusive a prática cotidiana de ir a Igreja rezar. E por parte da mãe era a freqüência a terreiros. Foi na adolescência que ele se  identificou com as práticas de terreiro.
Rui encontrou muita resistência por parte de seus familiares.
Quanto ao preconceito, Rui encontrou resistência dentro da  própria casa, porque seu pai odiava as coisas do candomblé a tal ponto que quando decidiu ir a Salvador estudar o científico, o pai se recusou a custear a viagem, alegando que não gastaria seu dinheiro com uma pessoa que vive enfeitada de badulaques desses negros.
“Estudei, me formei, me pós-graduei e me tornei Babalorixá. Juntei as duas coisas de meu pai e de minha mãe e elas estão harmonizadas muito bem dentro de mim”.
"Rui Pólvoas"
VEJA O 1º Vídeo
Aldenes
2º Vídeo

Mãe de Santo e Vereadores

3º Vídeo

Ronaldão

4º Vídeo
Kokó
5º e 6º Vídeo
Rui Pólvoas
Continuação
AS FOTOS












1 comentários:

Anônimo disse...

O nome de Rui Pólvora é Ruy do Carmo Póvoas. Att.

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito