i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Pecuaristas conhecem Plano Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural

Com uma série de atividades voltadas à retomada do desenvolvimento econômico, a Prefeitura de Itabuna vem dando destaque especial às ações de fomento ao agronegócio regional, abrangendo desde a agricultura familiar à comercialização de produtos rurais. 


Na tarde de terça-feira (10), pecuaristas estiveram no Departamento de Agricultura da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente para conhecer o Plano Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e anunciaram investimentos no município.
Fruto de uma parceria formalizada entre Prefeitura, Ceplac e Governo do Estado, o Plano Ater prevê diferentes medidas para auxiliar a produção rural no município. O Secretário John Vinicius destaca que o Prefeito Fernando Gomes vem demonstrando empenho em atrair investimentos à cidade, e ao mesmo tempo valorizar a produção local. Para John, esse projeto de assistência oportuniza aos produtores obter informações sobre o ambiente do agronegócio em Itabuna e, dessa forma, garantir segurança nos investimentos.
Pecuaristas que são responsáveis pela implantação do laticínio Italeite, em Itabuna, estiveram no departamento de agricultura e anunciaram para novembro o início das atividades do laticínio. Para o pecuarista Victor Pinheiro, um dos fatores que contribuiria para melhorar a produção leiteira e o escoamento da mesma, seria a melhoria das estradas vicinais.
O Diretor de Agricultura, Erlon Botelho, ressalta que essas propostas também são previstas no Ater e que, além dessas intervenções, outras melhorias como a inauguração da Barragem do Rio Colônia contribuirá para o abastecimento hídrico na região e consequentemente alavancará o agronegócio local.

Sistema Agrossilvipastoril
Um dos assuntos abordados na oportunidade foi o sistema Agrossilvipastoril, que propõe a integração entre lavoura, pecuária e floresta. De acordo com Erlon Botelho, o Plano de Assistência compreende o sistema agrossilvipastoril prevendo a aplicação de um consórcio de pastagem com florestas e outras atividades agrícolas de modo a garantir a sustentabilidade econômica e ambiental do agronegócio.
A partir da necessidade de se fazer a chamada reserva energética, que compreende o fornecimento de madeira para abastecer as propriedades rurais, foi apresentada, ainda na reunião, uma proposta para a cultivação da Acácia Mangium, que é uma espécie de árvore que possui rápido crescimento e pode atender essa demanda.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito