i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Câmara de Itabuna- Sessão Especial Enaltece legado da Reforma Protestante

A Câmara Municipal reservou a noite dessa terça, 31, para recordar os 500 anos da Reforma Protestante – movimento cristão desencadeado na Alemanha por Martinho Lutero. A sessão especial em Itabuna, proposta pelo vereador Júnior Brandão (PT) – que é membro de igreja evangélica – enalteceu o legado da Reforma para o cristianismo e para a sociedade. (VEJA OS VÍDEOS)


Vários atos da sessão foram associados ao culto protestante,  o vereador protestante Beto Dourado (PSDB) fez a oração de gratidão pelos cinco séculos da Reforma; o louvor em forma de música foi entoado pelo coral da Igreja Batista Esperança.

Líderes protestantes locais, como os pastores Humberto Costa, Genilson Souto e Éber Liessi, concordam que Reforma modificou o cristianismo ao adotar teses como a supremacia da Bíblia (traduzida por Lutero) e a gratuidade da salvação. Numa autocrítica, reconheceram que é necessário “fazer uma reforma em nossas igrejas” e voltar às bases das teses defendidas por Lutero. 

Para a historiadora Janete Macedo, transformações anteriores a Lutero apressavam o cisma religioso, como a criação da imprensa gráfica. Viajando pelos séculos, Macedo apontou contribuições do protestantismo, entre elas a consolidação da democracia – fortalecendo o Estado Moderno –, o crescimento da alfabetização escolar e a dinamização do capitalismo.


1º Vídeo



2º Vídeo



3º Vídeo

Humberto Costa



4º Vídeo

Genilson Souto





5º Vídeo

Éber Liessí


VEJA AS FOTOS




















0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito