i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Prefeitura e Ceplac Lançam Projeto “Mil Plantas” para Aquecer a Lavoura Cacaueira

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes visando aumentar a produção do cacau, melhorar a qualidade do produto tornando-o fino, mais rentável, e, consequentemente alavancando a economia regional, através do Departamento de Agricultura da Prefeitura em parceria com a Ceplac lançaram, na manhã da ultima terça-feira (17), durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, o “Mil plantas”, um projeto elaborado por técnicos do Centro de Pesquisa e Extensão da Ceplac e já à disposição dos agricultores regionais.          (Veja Tudo, Click Abaixo)

Segundo o diretor de Agricultura da Prefeitura de Itabuna, Erlon Botelho, serão disponibilizadas pela Biofábrica 50 mil mudas que atenderão, inicialmente, 50 produtores já cadastrados em alguma associação. A perspectiva é de que, com a adesão ao projeto, o agricultor possa chegar a 200 arrobas por hectares, diferente da atual realidade, quando a produção gira em torno de 30 a 40 arrobas/ha, o que, na opinião dos técnicos inviabiliza o investimento na produção.  

Erlon Botelho explicou que o projeto implantado pelos técnicos da Ceplac será coordenado pelo Departamento de Agricultura da prefeitura e começa com a seleção de área e das plantas, seguida de treinamento para que o produtor possa dominar a técnica de manejo da produtividade antes e após a colheita.
“O treinamento será feito pela equipe de classificação de amêndoa da Ceplac, a fim de que os agricultores possam trabalhar com a produção de cacau superior”, informa o diretor. Ele destaca que o mercado já compra o cacau de qualidade a um custo de R$400 reais a arroba, o que tem motivado os técnicos a continuar a desenvolver tecnologia de ponta.
  Ele assegura que com essa moderna e avançada tecnologia, o produtor terá o retorno garantido nos investimentos que ele faz na sua produção cacaueira, porque o projeto “Mil plantas” já foi implantado com sucesso em outras regiões do país. “Agora temos essa tecnologia ao alcance de nossos agricultores da região”. O projeto tem à frente o engenheiro e pesquisador da Ceplac, Ivan costa, o professor Jackson Prado e a produtora de amêndoa de qualidade, a Dra. Neide Marques.
Erlon Botelho se diz otimista, que diante da crise que o país atravessa, o “Mil plantas” surge como uma nova esperança para a lavoura cacaueira, apresentando uma tecnologia avançada, tão próxima da realidade, fácil de executar e acessível ao produtor que espera resultado imediatos, e que, segundo o diretor, precisa apenas da apenas do apoio do estado e da união. “O prefeito Fernando Gomes, por exemplo, assegurou seu apoio e garantiu que, se depender do município, o projeto terá o sucesso esperado e fará a diferença no desenvolvimento socioeconômico do sul da Bahia”. Maiores informações e adesão ao projeto podem ser adquiridas junto ao Escritório Local da Ceplac em Itabuna.
______________________________

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito