i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




#Itabuna108Anos: Ex-craques do futebol amador são homenageados em Itabuna (Atualizado)

A emoção marcou um café da manhã preparado especialmente para os ex-craques hexacampeões da Seleção Amadora de Itabuna, na manhã desta quarta-feira (25). A iniciativa foi do Arquivo Público Municipal, no Espaço Josué Brandão, no bairro da Conceição para homenagear os ex-jogadores nas comemorações dos 108 anos de aniversario de Itabuna. A coordenadora do Arquivo, Jovenildes da Silva, agradeceu a presença dos antigos atletas e justificou a homenagem “merecida pela contribuição que vocês deram para o enriquecimento de nossa história”.             (Veja o Vídeo, Click Abaixo)


Click no Vídeo






Nomes como Ronaldo Dantas, Sabará, Bel, Sandoval Benevides, Madalena e Itajaí Andrade, reunidos em uma roda de conversa, relembraram os momentos gloriosos do futebol amador da década de 60, quando eles jogavam nos gamados tanto da velha desportiva, como de outros campos da região, do estado e até do país. Outra grande personalidade presente foi a Sra. Maruse Dantas, que declarou que também já jogou futebol e que é uma eterna desportista 


“Sem dúvida um evento muito significativo para nós que vivemos em campo a história do futebol amador itabunense”, disse o ex-quarto zagueiro itabunense, Itajai Andrade. Ele lembra que a seleção itabunense não surgiu do nada, mas sim da ideologia de pessoas como Zelito Fontes, Fernando Barreto e outros que acreditaram, incentivaram e contribuíram para que o futebol amador fosse um das marcas de “uma história que extrapolou os limites da região e do estado e ganhou o país”. 


 “Senti a emoção na chegada desse maravilhoso acervo do Arquivo Público, que sabe guardar muito bem pedaços de nossa história”, comentou a nadadora Maruse Dantas Xavier. O ex-meio esquerda, Madalena, que jogou nas seleções do Itabuna e do América, morando em Ilhéus, disse que veio participar da solenidade “por se tratar de um importante momento de reencontro e de boas lembranças”.


 Um dos ex-dirigentes do Itabuna Esporte Clube, João Xavier foi outro que destacou a importância do resgate do passado “em homenagem àqueles que fizeram bonito a história do futebol, a mola mestra dos campeonatos intermunicipais dos anos 60, e que sinto grande orgulho de ter feito parte dessa bela história”.
O jornalista Paulo Lima classificou os homenageados como arquivos vivos que merecem respeito, admiração, gratidão e reconhecimento de todos. “Eles souberam fazer uma história fantástica levando garra, títulos conquistados e muita emoção nos campos por onde passaram”. Paulo lembrou, inclusive, que o saudoso Léo Briglia foi convocado para a Seleção Brasileira de Futebol nos anos 60.  
O encontro teve a participação do editor do jornal esportivo, Juca Papo de Bola, a chefe de Gabinete Maria José Gama representando o secretario de Administração Dinailson Oliveira, os vereadores Robson Sá e Ricardo Xavier que contribuíram para a realização do evento e que disseram emocionados pela feliz iniciativa de homenagear os hexacampeões, além de outros convidados. Todos receberam, no final, um certificado de “Amigo do Arquivo Público Municipal de Itabuna”.




       

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito