i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Agricultores familiares baianos apresentam experiências no cultivo do cacau cabruca em evento internacional

O cacau, que já serviu de inspiração para o saudoso poeta Jorge Amado, continua projetando a Bahia para o mundo. Agricultores familiares baianos, dos territórios de identidade Litoral Sul e Baixo Sul, compartilharam a experiência no cultivo do cacau cabruca com os participantes do Terra Madre, maior evento internacional dedicado à cultura alimentar, promovido pelo Slow Food, e que termina nesta segunda-feira (24), em Turim, na Itália.
                                                 (Veja Tudo, Click Abaixo)






Os representantes baianos Ozaná Crisóstomo, presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), do município de Ibicaraí, e Luciano da Silva, do Assentamento Dois Riachões, de Ibirapitanga, participaram da mesa de debate ‘A palavra dos produtores – A Fortaleza Slow Food do Cacau Cabruca do Sul de Bahia, Brasil, no coração da floresta’. Eles apresentaram aos italianos e representantes de outros países suas experiências, desde o cultivo até o beneficiamento do cacau.

O cacau cabruca é um sistema agroflorestal que maneja culturas à sombra das árvores nativas da Mata Atlântica, conservando, desta maneira, a biodiversidade e as espécies nativas. 

“O cultivo cacau cabruca é muito importante pra manter o sistema da biodiversidade, pois garante a variabilidade genética das plantas e a continuidade das espécies de animais. Nosso papel aqui no Terra Madre foi apresentar esse cacau agroecológico para o mundo e trocar experiências com os agricultores de outros países, grupos e comunidades que produzem esse alimento, saudável para quem produz e também para quem consome”, destacou Luciano da Silva, que levou o nibis de cacau para apresentar no Terra Madre.
 
Bahia Cacau

Já Ozaná Crisóstomo informou que a Coopfesba criou a Bahia Cacau, marca dos chocolates que ele levou para Itália.  Sobre o cultivo do cacau cabruca, ele observou que “é uma forma não só produção sustentável, mas também de preservação ambiental, em que os agricultores familiares pensam numa forma econômica e social, visando proteger a Mata Atlântica e viver de maneira justa”.

Tonny Bocana, agricultor familiar de Uganda, participou da plenária e disse que “tem interesse em saber mais sobre o cacau cabruca, para multiplicar com agricultores de meu país”. Já o assessor técnico do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) de Brasília, Rodrigo Noleto, afirmou que a palestra foi “esclarecedora, pois é bom saber que os grupos familiares estão se organizando, participam do processo produtivo, buscam uma certificação participativa e conseguem agregar valor ao seu produto. É importante sair de uma condição social de explorados para serem donos do próprio negócio”. 

Bahia Produtiva

A participação dos agricultores familiares no Terra Madre integra as ações do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR). Por meio do projeto, resultado de acordo de empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, estão sendo investidos R$ 10 milhões na cadeia produtiva do cacau baiano.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito