i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Bahia aparece entre os cinco estados com pior resultado no Ideb, segundo MEC

A queda da Bahia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ensino médio, conforme dados divulgados hoje (03/09) pelo Ministério da Educação (MEC) é um dos reflexos do baixo investimento do atual Governo, nessa área. 
                                          (Click Abaixo)



A avaliação do líder da Bancada de Oposição, deputado Luciano Ribeiro (DEM) se fundamenta com os dados contidos nos relatórios de execução financeira do estado, que apontam para a baixa aplicação de recursos no setor pela gestão petista. Nos últimos três anos, o investimento em Educação pelo Governo baiano representou apenas 2,02%, sendo que em 2017, ano da avaliação do Ideb, o investido no setor foi de apenas 1,88% do total aplicado no estado.
Informações do sistema financeiro mostram que em 2015, o estado aplicou 27,96% da sua Receita Líquida de Impostos em Educação, estando em 9° lugar entre os estados da Federação. Em 2016, o percentual caiu para 26,06%, ficando em 15° lugar. Em 2017, apesar de ter aumentado um pouco, em relação ao ano anterior, quando aplicou 26,76%, os demais estados superaram em muito a Bahia, que aumentou apenas uma posição, pulando para o 16°, permanecendo atrás de estados como a Paraíba, Maranhão, Ceará, Pernambuco, entre outros.
Conforme o líder da Oposição, outro dado que sinaliza a omissão do Governo Rui Costa está relacionado aos recursos federais transferidos para o estado, através de convênios para essa área. Dos recursos para o estado que seriam destinados a Educação foi devolvida nos últimos três anos a soma de R$ 65,8 milhões. “Quantas escolas poderiam ter sido construídas? Quantas escolas poderiam ter sido recuperadas, ampliadas ou modernizadas com essas verbas devolvidas”, questionou Luciano.
Informações comprovam que outros períodos a Bahia passou por muito mais investimentos nessa área. De acordo com relatórios financeiros disponíveis no sistema de execução orçamentária do Estado, entre 2003 e 2006, período em que a Bahia foi administrada pelo ex-governador Paulo Souto, os valores injetados em Educação tiveram uma participação média de 8,37% no total de Investimento do Estado. Nos últimos três anos o investido não chega a 2,5%.
A Bahia além de não alcançar a meta estipulada vem caindo o Ideb ano a ano. É uma situação grave que aponta para o descompasso da educação e a consequência nefasta em outros setores do estado. Queremos saber quando o governador vai acordar em relação à gravidade dessa situação? Além de 1,5 milhão no número absoluto de analfabetos, temos visto uma piora nos índices, o que demonstra o descaso com aquela que deveria ser a área mais priorizada”, criticou o líder. 
Vale ressaltar que na última quinta-feira, uma pesquisa também apresentada pelo MEC revelou que a Bahia teve o segundo pior resultado, no país, na avaliação da educação básica. O estado apresentou o segundo pior resultado do país, referente às disciplinas de português e matemática. 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito