i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Ilhéus participa do Dia Mundial de Limpeza com ação na Praia da Avenida


Uma ação compartilhada entre a Secretaria de Serviços Urbanos de Ilhéus, Rotary Clube Ilhéus Jorge Amado, Lions Clube/Pontal e os Projetos Amar e Praia Limpa proporcionou a participação do município no Dia Mundial da Limpeza, sábado (15), na praia da Avenida Soares Lopes. A realização do mutirão, teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância de manutenção da limpeza das praias. (Veja Mais, Click Abaixo)



Durante toda a manhã, voluntários recolheram garrafas plásticas e de vidro, copos descartáveis, latas de cerveja, cascas de coco verde e sacolas plásticas, com apoio das equipes de serviços urbanos. Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Hermano Fahning, a Prefeitura de Ilhéus, que é o órgão governamental responsável pela limpeza pública da cidade, não poderia ficar de fora da mobilização. ”Esperamos que essa ação possa criar o sentimento de responsabilidade em relação à maneira como descartar o lixo urbano, para melhorar o descarte de resíduos sólidos”, enfatizou.

A presidente do Projeto Amar, Stella Tomás Silva, disse que foram envolvidas mais de 40 instituições no mutirão, inclusive a Prefeitura de Ilhéus. “Não só coletamos o lixo que encontramos na praia, na restinga e no trajeto até a praia. Também, quantificamos e categorizamos esse lixo porque a finalidade é identificar o problema e buscar estratégias para ampliar o trabalho de conscientização”, ressaltou.
Conscientização - O presidente do Rotary Clube Ilhéus Jorge Amado, André Fonseca, destacou que a preocupação da instituição é apoiar e participar efetivamente de eventos que possam melhorar a condição de vida das pessoas e do planeta. “É um evento internacional de grande importância e precisamos alertar a população de Ilhéus e mundial sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, que é a verdadeira preservação da vida humana. Precisamos ser mais racionais, solidários e fraternos não só entre nós, mas com o planeta”, afirmou.
A presidente do Lions Pontal, Luciene Mendes da Silva Pires, chamou atenção para a ampliação do projeto em Ilhéus. “Realizamos a limpeza das praias sempre em janeiro. Acontecia apenas nas praias da zona sul, mas este ano incluímos a Praia do Cristo, para mostrar à sociedade que queremos uma Ilhéus melhor”. Já Emerson Lucena, do Projeto Praia Limpa, ressaltou que a ação não se limita à limpeza das praias, mas inclui a conscientização da população, “já que isso tem consequência muito grave: a poluição da paisagem e perda de espécies marinhas. Existem diversos estudos no mundo que mostram a correlação direta na morte de espécies marinhas com o descarte irregular de resíduos”.
Projeto Amar – O Projeto Amar é uma iniciativa voluntária de conservação marinha do litoral sul da Bahia, com abrangência nos municípios de Ilhéus e Itacaré, além do distrito de Serra Grande, do município de Uruçuca. Também, atua com monitoramento ambiental dessas praias, dos animais que chegam debilitados e dos ninhos de tartaruga e baleias jubarte e limpezas das praias, além de trabalhar na educação ambiental em escolas, comunidades e nas praias com os pescadores parceiros do projeto.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito