i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Secretaria de Saúde segue com vacinação contra Sarampo e Poliomielite

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua a disponibilizar, em todas as unidades de saúde de Itabuna, a vacina contra a Poliomielite e o Sarampo, destinada às crianças com idade entre um e cinco anos que ainda não foram imunizadas. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7:30 da manhã às 16 horas, mediante apresentação do cartão de vacina.                  (Veja Mais, Click Abaixo) 
 

A coordenadora da Rede de Frio da SMS, Camila Silva Brito, faz um alerta aos pais ou responsáveis sobre a importância da vacina por ser a única forma de combater o sarampo. Ela lembra que a doença é altamente contagiosa e afeta, não só as crianças, mas os adultos de qualquer idade também. Segundo ela, a transmissão se dá por meio de secreções eliminadas pela tosse, espirro ou no falar.
“O risco maior da doença pode ocorrer com crianças desnutridas e menores de um ano de idade que podem ter sérias e graves complicações”. A coordenadora diz ainda que a criança que já tomou a primeira dose deve repetir a segunda para garantir a imunização plena.
Apesar de todo o esforço da Secretaria de Saúde e das equipes em todas as unidades de saúde, Camila informa que o município ainda não conseguiu atingir a meta de imunizar 11.360 crianças que somam 95% de cobertura nessa faixa etária, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“É preciso que os pais e responsáveis atendam ao chamado e levem seus filhos a uma unidade de saúde para receber a dose da vacina, só assim Itabuna garantirá a cobertura vacinal, criando uma barreira sanitária de proteção à população adulta e infantil, impedindo que o sarampo seja disseminado”.
         Para concluir, a coordenadora da rede de Frio informa que o Ministério da Saúde confirmou o registro de mais de 1.500 casos de sarampo no país este ano. Um dos casos confirmados ocorreu em Ilhéus. A doença atingiu um homem de 38 anos, morador de Manaus, mas que está na cidade a trabalho, conforme informação da Secretaria de Saúde de Ilhéus. A Sesab segue em alerta e dando suporte aos municípios baianos, inclusive com a disponibilização das vacinas gratuitas nas unidades de saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito