i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Vigilância Sanitária incinera carnes de origem clandestina

A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde incinerou esta semana mais de 230 quilos de carnes que estavam sendo vendidas num açougue, entre os bairros São Caetano e Pedro Gerônimo em Itabuna. Após inspeção, os fiscais constataram a origem clandestina do produto e foram informados pelo proprietário do açougue que a mesma veio de Camacan.                         (Saiba Mais, Click Abaixo)



O alimento foi apreendido pelos agentes da Vigilância durante fiscalização diária em estabelecimentos comerciais no centro e nos bairros da cidade. O coordenador da Visa, Manoel Mattos, explicou que nenhuma carne pode ser comercializada a não ser que seja abatida no matadouro municipal de Itabuna. “Ninguém sabe que tipo de carne chega ao consumidor. Pode ser até de um animal doente. Por tanto, é importante que o consumidor fique atento e denuncie se notar alguma irregularidade, como carne estragada”, alerta.
O coordenador da Vigilância disse ainda que em casos como esses, o comerciante não é preso e não tem o espaço interditado, a não ser que haja reincidência, “mas tem sua mercadoria apreendida e ele ainda recebe uma notificação”, justificou o coordenador. Manoel informou que os fiscais da Visa são treinados para identificar produtos clandestinos, como a carne apreendida esta semana, por exemplo. “Nesse caso, a verificação se dá por meio do tipo de corte que é diferente. No abatedouro municipal os profissionais usam serra para cortar osso, enquanto que num clandestino é usado machado”. 
Manoel Mattos disse que não adianta um comerciante, principalmente o da área de alimentos, tentar burlar a lei. Segundo ele, o município mantém vigilância permanente, visando coibir entrada e saída de carnes ou outros produtos estragados, de origem clandestina ou com prazo de validade vencido.
O município conta com cerca de cinco mil estabelecimentos comerciais fiscalizados permanentemente por agentes da Vigilância Sanitária formados por enfermeiros, nutricionistas, veterinário, engenheiro de alimentos, farmacêutico, odontólogo , biólogo, biomédico, zootécnico, além de técnicos de nível médio que dão apoio ao trabalho da Visa. 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito