i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Mutirão do Diabetes transforma Itabuna na Cidade Azul



Foi realizado neste sábado, dia 10 de novembro, a 14ª. edição do  Mutirão do Diabetes de Itabuna, que faz parte  da campanha Novembro Azul e integra o calendário da Federação Internacional do Diabetes, sendo considerado um dos maiores eventos de prevenção e tratamento da doença em todo o mundo.  Promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes,  Hospital de Olhos Beira Rio (HOBR), e Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o mutirão acontece no HOBR e na Praça Rio Cachoeira, a Cidade do Diabetes, contando com cerca de mil voluntários.            (Veja os Vídeos e fotos, Click Abaixo)



1º Vídeo
Fernando Gomes
2º Vídeo
Josimar Alves

3º Vídeo
Eric Etinger
( A animação ficou por conta da BANDA LORDÃO) 

Banda lordão


Lordão Vd.2




O Mutirão realizou cinco mil exames de glicemia capilar e ofereceu vários serviços como avaliação e orientação médica, exame de fundo de olho, oficinas de Nutrição, Fisioterapia,   Psicologia e  cuidados com o  pé diabético,, direitos das pessoas com diabetes, saúde da mulher, saúde do homem, baixa auditiva, obesidade, saúde bucal, Diabetes Ciência e Tecnologia, cardiologia,  utilização correta da insulina, monitoramento do diabetes em casa, além de atividades físicas com avaliação dos pacientes.

REFERÊNCIA MUNDIAL


O espaço Diabetes Kids teve atividades recreativas, sala de leitura e exames de detecção do diabetes em crianças. Estudantes da Uesc, Unime e FTC também atuarão com ações educativas. A Prefeitura de Itabuna, além da estrutura e logística, garantiu o tratamento dos casos detectados,  através do SUS, além de ações de prevenção durante todo o ano nas unidades básicas de saúde.  O atendimento é totalmente gratuito e aconteceu das 8 às 13 horas.

O evento também contou com a participação do IF Baiano/Uruçuca, com oficinas de cacau e chocolate para diabéticos; e a participação de representantes das cidades de  Blumenau (SC), Presidente Prudente (SP) e  Uberlândia (MG),  que veio conhecer o projeto do mutirão. 

Estiveram presentes no evento os presidentes da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, Dr. Magno Ferreira; e da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular/Regional Bahia, Dr. Ricardo Carvalho Lujan, Solange Travassos (Sociedade Brasileira de Diabetes) e
Dr. José Augusto Alves Ottaiano, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. O CBO é um dos grandes apoiadores do mutirão e do incentivo em levar o projeto a outras cidades do Brasil.
 “A cada ano o mutirão ganha uma dimensão ainda maior, com o envolvimento de todos os segmentos da sociedade organizada e coloca Itabuna como uma referência na prevenção do diabetes, através da informação”, afirma  o presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do mutirão, Dr. Rafael Andrade. 

Entre as instituições e empresas parceiras do Mutirão do Diabetes estão Prefeitura Municipal de Itabuna,  Record TV Cabrália, Santa casa de Itabuna entre outros
 VEJA TODAS AS FOTOS













































































0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito