i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Curso de Equoterapia em Itabuna

Aconteceu no período de 07/12 a 09/12, na área do Esquadrão de Polícia Montada de Itabuna, o Workshop – Teórico e Prático de Terapias com Cavalos, realizado pela ASBE – Associação Sul Baiana de Equoterapia. O evento que teve por finalidade levar ao conhecimento dos participantes, as técnicas empregadas na equoterapia, bem como, compartilhar as experiências vividas pelos profissionais que atendem no Projeto Equoterapia de Itabuna.                             (Veja Tudo, Click Abaixo)





Foram ministradas aulas de Hipologia, Eteologia Equina, Psicologia na Equoterapia, Fisioterapia na Equoterapia, o Cavalo para Equoterapia e Equitação.
Para Leide Márcia Borges, Coordenadora do Centro de Equitação Viver e Superar, da cidade de Caetité: “Foi uma grande oportunidade participar deste evento, para nós profissionais de Caetité, conseguimos entender o mundo da equoterapia, e assim, melhorar ainda mais os nossos atendimentos no Centro”.


Foram mais de 25 inscritos no Workshop, desde profissionais na área de Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e Equitação, como também, estudantes de Fisioterapia, Psicologia e Medicina Veterinária. Bruna Andrade, que é estudante do décimo semestre de Fisioterapia disse: 

“Agradeço a todos os envolvidos nesse evento, pois superou de forma positiva, todas as minhas expectativas, desde ao preparo do animal até o atendimento equoterápico propriamente dito. O Sub Faustino, com conhecimento sobre cavalos, me encantou de forma que nunca esperei, e aos demais profissionais, Kathi e Mari, a paciência em passar o conhecimento e tirar as dúvidas, foi excepcional”.

Fundada em abril de 2016, a ASBE já fez mais 3.500 atendimentos equoterápicos, de pessoas com necessidades especiais, oriundas de 8 municípios da região, sendo que 72% desses atendimentos são do município de Itabuna. É a primeira vez que a Associação Sul Baiana de Equoterapia, realiza um treinamento com pessoas de fora do projeto. A Fisioterapeuta e Equoterapeuta, Marisângela do Nascimento Moura, que preside a ASBE, relatou que: “Foi prazeroso e gratificante, dividir experiências com pessoas interessadas e compromissadas com a equoterapia, fico grata pela forma como se comportou cada pessoa no curso, e digo mais, serão grandes profissionais na área”. Foram 10 profissionais da área de fisioterapia, inscritas no Workskop.


Já na área de Psicologia, foram 12 inscritos, e contou com profissionais de Itabuna, Caetité, Ilhéus e Ubaitaba. Kathigiane Brito, Psicóloga e Equoterapeuta, que também faz parte da Diretoria da ASBE, comentou: “Fico muito feliz em ver colegas, psicólogos, interessados em ampliar conhecimento num território ainda tímido, porém muito promissor. Ser Psicólogo é mágico, mas ser Psicólogo Equoterapeuta é encantador e é isso que nos diferencia”.

O Workshop – Teórico e Prático de Terapias com Cavalos, contou uma megaestrutura, onde foram instalados toldos e estandes no pátio da Cavalaria da Polícia Militar. Segundo o Sub Ten PM Marcos Faustino, o evento teve grande relevância no cenário nacional, pois foi apoiado pela ANDE Brasil, instituição que controla os Centros de Equoterapia no Brasil. ”estou bastante satisfeito, pois conseguimos mostrar que a cidade de Itabuna tem condições suficientes de sediar um evento a nível nacional, no que diz respeito a equoterapia, o que estamos buscando fazer no próximo ano. O conhecimento aqui, foi transmitido de forma didática e responsável, fazendo com que os envolvidos consigam colocar em pratica tudo que viu e ouviu durante esses três dias. Eu agradeço ao Comandante do Esquadrão de Polícia Montada pelo apoio, pois sem esse, seria impossível realizar o Workshop”. Disse o Sub Faustino, que é Equitador e Chefe do Setor de Equoterapia.

A CERTIFICAÇÃO












0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito