i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itacaré- Shows, Feiras e Atrações Culturais vão Marcar o Dia da Cidade



Itacaré vai comemorar no próximo dia 26 de janeiro 287 anos de emancipação política. E para marcar a data a Prefeitura de Itacaré está programando uma grande festa, contando com alvorada, missa solene, tradicional lavagem da Rua 26 de Janeiro, feira da agricultura familiar e apresentações culturais.
(Saiba Mais, Click Abaixo)


Os festejos do Dia da Cidade também vão contar com shows na Rua 28 de Janeiro (Marimbondo), que também comemora aniversário nessa data, contando com a participação das bandas Fabrício Pancadinha, Emílio Tropa, Samba da Porra e JP
no Capricho.


A festa terá ainda como uma das novidades o Rixó Elétrico, um carro aberto no melhor estilo carnavalesco, que tocará músicas que fizeram a história dos grandes carnavais. O Rixó Elétrico estará animando os itacareenses e turistas a partir das 17 horas, na orla da cidade, arrastando as multidões com boa música, alegria e muita diversão.


De acordo com a programação, os festejos começam às 05 horas da manhã com a alvorada, seguindo com o tradicional mingau. Às 8 horas será celebrada a missa festiva na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo. Às 10 horas será a vez da lavagem da Rua 26 de Janeiro, com o cortejo das baianas e ao meio dia será servido o caruru para a comunidade. Durante todo o dia estará acontecendo a ExpoFeira Itacaré 2019, com a mostra de produtos da agricultura familiar, na Praça São Miguel, encerrando as atividades da feira com o desfile de fanfarras pela orla da cidade.

Na parte da tarde as comemorações alusivas ao aniversário de Itacaré continuam na Rua 26 de Janeiro, com a apresentação de grupos de capoeira, maracatu, a Volta da Jiboia e Samba de Roda, além de grupos de dança. Às 19 horas s festa será comandada pelos paredões e em seguida serão realizados os shows com Fabrício Pancadinha, Emílio Tropa, Samba da Porra e JP no Capricho.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou que o município vem atravessando um importante momento de transformações, com obras de requalificação e de fortalecimento do turismo e da agricultura familiar, daí a importância de se comemorar a data em grande estilo, valorizando a cultura local, os valores da terra e o potencial turístico e agrícola da cidade. “E Itacaré tem muito a oferecer, tanto nas belezas naturais, manifestações culturais e também na qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Tudo isso se dá pela força, pela garra e pela determinação do nosso povo”, complementou o prefeito.


HISTÓRIA - A cidade de Itacaré originou-se de uma aldeia habitada por índios Tupiniquins até a chegada dos europeus em 1530, quando iniciou sua colonização. Por volta do ano de 1718, o Jesuíta Luis da Grã construiu a Igreja de São Miguel às margens do Rio de Contas, quando então o povoado passou a se chamar São Miguel da Barra do Rio de Contas. Foi elevada à categoria de Município em 26 de janeiro de 1732, por ordem da Condessa do Resende – Dona Maria Athaíde e Castro, donatária da capitania de Ilhéus, sendo nomeada Itacaré somente em 1931. O primeiro prefeito municipal (intendente), foi Joaquim Vieira dos Santos (01/01/1890 a 31/12/1893) e o atual Antônio de Anízio, que está em seu segundo mandato.

Seu desenvolvimento, marcado entre 1890 e 1940, baseou-se no cultivo do cacau, período que ficou conhecido como a “Época do Ouro Negro”, no qual Itacaré se destacou como o principal porto de escoamento da produção cacaueira da Bahia e teve seus casarões coloniais construídos pelos ricos “coronéis”. O declínio dessa época teve início com o assoreamento da barra do Rio de Contas, quando seu porto foi transferido para a cidade de Ilhéus. Foi agravado pela forte crise econômica consequente da “Quebra de 1929” e consolidou-se, anos mais tarde, quando uma praga conhecida como “Vassoura de Bruxa” dizimou as lavouras de Cacau da região.

Com o declínio da economia cacaueira, Itacaré ficou esquecida guardando seu “tesouro”: belas praias e Mata Atlântica preservada, graças ao cultivo do cacau. Anos mais tarde, foi redescoberta por surfistas aventureiros em busca das boas ondas. Em 1998, a conclusão da Estrada-Parque BA-001 Ilhéus-Itacaré facilitou muito o acesso e possibilitou que Itacaré se tornasse um destino turístico muito procurado. Hoje, Itacaré encanta pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo e, é considerado um dos destinos turísticos mais belos e visitados do País.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito