i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Comunidade de Ilhéus comemora criação do Dia Municipal do Surdo

O dia 26 de setembro será celebrada também como o Dia Municipal do Surdo em Ilhéus. A data já é um marco nacional na luta da população surda, e agora foi incluída no calendário oficial de eventos do município. O projeto de lei nº 4020, de 02 de maio de 2019, do vereador Makrisi Sá, foi sancionado na última quinta-feira (2) pelo prefeito Mário Alexandre. A comunidade surda comemorou a aprovação do projeto, uma luta de anos pelo reconhecimento municipal.     (Saiba Mais, Click Abaixo)


Ao apresentar a proposta, o vereador ilheense atendeu reivindicação da Associação de Surdos de Ilhéus (ASI), instituição dedicada à causa das pessoas com deficiência auditiva, como parte da luta pelo reconhecimento. O objetivo é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva.
Durante todo o Setembro Azul, a comunidade surda se encontra em eventos em todo o país. A principal pauta é a educação dos surdos e a criação de escolas bilíngues para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é a língua usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos do país. Por isso, o mês está repleto de datas importantes para a comunidade, como por exemplo o Dia do Surdo.
A secretária da ASI e coordenadora de Ações Educativas, Lucília Lopes, ressaltou que “não é só em setembro que devemos lutar pela inclusão dos surdos, mas todos os dias. Contudo, o ato marca a garantia de um dia de reconhecimento dessa comunidade, que tem a intenção de promover socialmente as discussões em torno da condição de minoria linguística, da acessibilidade, das necessidades educacionais e familiares”.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito