i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Hiperdia itinerante atende moradores do Conceição

Descobrir portadores de diabetes e de hipertensão arterial da população que não tem o habito de ir às consultas regulares, e no caso de detecção das doenças, encaminhá-los para a realização de exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para posterior tratamento. Este é o principal objetivo do “Hiperdia Itinerante”, um projeto idealizado pela agente comunitária de saúde, Thiare Souza Santos, da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, visando promover a saúde e garantir uma melhor qualidade de vida da comunidade.
O projeto começou há pouco mais de 15 dias pelo bairro da Conceição, onde  uma equipe  formada por estudantes de Medicina da Faculdade Santo Agostinho, liderada pela professora Jully Dutterle, realiza testes de glicemia e aferição de pressão arterial. Os agentes buscam as pessoas em suas residências e os futuros médicos fazem o procedimento. Thiare Souza explicou que se for constatada alguma alteração, 
                               (Saiba Mais, Click Abaixo)


como pressão alta ou glicemia acima do normal, a pessoa é orientada a ir à UBS para a consulta previamente agendada pelo agente comunitário e a realização de exames. “A partir desse momento, o paciente hipertenso ou com diabetes, passa a fazer parte do Programa Hiperdia e, além de receber medicamentos gratuitos para o controle das doenças, também terá acompanhamento permanente dos ACSs que fazem visitas domiciliares”, informou Thiare.
Ela se mostrou entusiasmada pela receptividade com que os moradores do bairro tiveram com a iniciativa, “o que nos motiva a seguir com a proposta em outros bairros de Itabuna”, reforçou. O atendimento na manhã desta quinta-feira foi na calçada da Rua Hercília Teixeira e já foi realizado em outras quatro ruas do bairro.
O Hiperdia é um programa do Governo Federal, executado em Itabuna pela Secretaria Municipal de Saúde e se destina ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial ou diabetes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a agente comunitária, o programa permite gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de remédios de forma regular a todos os pacientes cadastrados. 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito