i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Homenagens marcaram as comemorações dos 109 anos de Itabuna

Itabuna viveu momentos especiais nos últimos dias durante as comemorações dos 109 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna. As noites de sábado e domingo, dias 27 e 28, foram marcadas por muita emoção e reconhecimento com a outorga da Comenda Firmino Alves e da Medalha de Honra ao Mérito. Autoridades políticas, do judiciário, médicos, empresários, servidores do município, entre outros convidados, participaram das solenidades que marcaram as comemorações dos 109 do município.
(Veja Todas as Fotos,Click Abaixo)




Uma performance especial da Orquestra Sinfônica da Bahia e do Ballet do Teatro Castro Alves numa apresentação conjunta, no sábado (27), encantou o público presente no Teatro Municipal de Itabuna Candinha Dória. Eles usaram da criatividade e de muita inteligência para contar a história do Soldado Igor Stravinsky. Já no domingo (28), o Ballet Tchu e Cia deixou a plateia concentrada numa perfeita apresentação.

Mas o ponto alto da programação foi à outorga da Medalha de Honra ao Mérito e da Comenda Firmino Alves, dias 27 e 28, respectivamente, concedidas a pessoas e personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Itabuna. 

Para o prefeito Fernando Gomes, as comemorações do aniversário de Itabuna foram um sucesso, dignas deste momento tão importante. “Foi dado início a uma nova era da Cultura no Sul da Bahia, e nada disso seria possível se não tivéssemos o apoio do Governo do Estado da Bahia. 


Não canso de falar que o governador Rui Costa é um gestor que tem o meu respeito, o único que tem feito tudo por nossa cidade, independente de partido”, ressaltou Fernando Gomes.

 E lembrou ainda do seu compromisso em finalizar as obras do Teatro, que foram iniciadas há cerca de 12 anos. “Há décadas autorizei a demolição do Antigo Teatro ABC porque estava sendo utilizado para fins contrários à cultura, e eu tinha um compromisso com Itabuna e com a saudosa Candinha Dória, pioneira da arte em nossa cidade. E graças à sensibilidade do governador Rui Costa, nesta minha gestão conseguir cumprir esta minha missão”.

Durante visita a cidade o governador também fez questão de ressaltar que “tudo na vida acontece pela determinação, pela vontade, e este teatro é uma realidade, é lógico que teve recursos do Governo da Bahia, mas não seria realidade se não fosse à convicção, a determinação do prefeito Fernando Gomes”.

Homenagens


Sobre a Comenda Firmino Alves,          maior honraria do município que possui o nome do fundador de Itabuna – Firmino Alves -, foi instituída na gestão do prefeito Fernando Gomes, conforme a lei de nº1.974, de 24 de outubro de 2005. Ela foi concedida a Secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana; 

ao comerciante Alencar Pereira da Silva, o popular Caboco Alencar, do ABC da Noite, considerado um patrimônio Histórico e Cultural de Itabuna; 

ao engenheiro Civil Jorge Ribeiro Carrilho; Filho do secretário do estado, Davidson Magalhães.

o ex-prefeito José Oduque Teixeira; a professora Maria Rita de Almeida Fontes (Tia Rita – in memorian); o artista plástico Renato Afonso M. de Souza (Renart); a maestrina Zélia Lessa; o Desembargador José Edvaldo Rocha Rotondano, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia; o Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.


Já a Medalha de Honra ao Mérito foi concedida a mais de 40 pessoas que também deram e continuam dando importante contribuição cultural, política e econômica para o município de Itabuna, entre eles, Secretários Municipais, políticos, médicos, entre outros profissionais. Para a Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, que fez uso da palavra em nome dos homenageados, o teatro está pronto, “no entanto, é agora começará o trabalho da gestão deste equipamento, e nós do Governo da Bahia, através da Secult, estamos à disposição para contribuir para que este seja de fato um espaço de cultura, sustentável e importante para toda região”.
























0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito