i

i

PMI

PRF

PRF

cm

cm

Adsense




Itabuna é o segundo município a contar com o Profilaxia Pré-Exposição do HIV

Itabuna foi o segundo município na Bahia a contar com o programa de Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV. O outro município foi Vitória da Conquista. “A PrEP consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV”, comemora a coordenadora do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – Cerpat, 
(Saiba Mais, Click Abaixo)



da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fabrícia Moura Costa, ao explicar que o principal objetivo da PrEP, é prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável.
A coordenadora informou que a Profilaxia Pré-Exposição é uma combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina) em um único comprimido, que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo. “Mas isso não significa que a combinação previna outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), por isso é existe outras formas de prevenção”.
Antes de ser incluída no PrEP, a pessoa deve fazer alguns exames indicados pelos médicos e seguir a recomendação como o uso do medicamento diariamente e fazer exames regulares. Fabrícia lembra que os remédios são gratuitos e entregues ao usuário a cada três meses.
         Ela informa ainda que a PrEP é indicada para a populações em situação de maior vulnerabilidade e que tenham práticas de maior risco para infecção pelo HIV, a exemplo de homossexuais, travestis, garotas (os) de programa, pessoas que mantém relações sexuais sem usar camisinha ou as que apresentem infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Maiores informações sobre o programa e o acesso a consultas, prevenção, exames e tratamentos das IST podem ser adquiridas no próprio Cerpat, situado na avenida Amélia Amado, 906, no centro de Itabuna. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e o atendimento é gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito