i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Estudantes do interior da Bahia desenvolvem tênis capaz de gerar energia limpa

Já imaginou nunca ficar sem energia? Estudantes do ensino médio do município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, ressignificaram a condição de estar energizado ao criarem um sapato capaz de gerar energia elétrica. O que começou como um trabalho para a Feira de Ciências do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, culminou no calçado que produz energia limpa enquanto o usuário pisa no chão, com possibilidade de armazenamento ou utilização instantânea. 
(Saiba Mais, Click Abaixo)





Professor de Física e coorientador do trabalho, Oziel Silva conta que a eficácia do produto já foi testada e que o tênis foi capaz de energizar semicondutores para emitir luz elétrica. “Produzimos energia em um circuito montado no calçado que foi suficiente para acender dispositivos com LED”, contou, além de ressaltar o caráter não prejudicial à natureza. “As principais formas de geração de energia causam grandes impactos ambientais e têm um custo elevado. A energia do EletroTênis é limpa e pode ser utilizada de várias maneiras, inclusive com armazenamento para uso posterior ou para carregar um celular imediatamente via entrada USB”, afirmou.

O circuito funciona por meio de um sistema de pastilhas piezoeléctricas acopladas no tênis, que geram energia quando são apertadas ou pressionadas. O professor garante a segurança do produto. “Isolamos o circuito em fita isolante, justamente para evitar defeitos que pudessem dar curto no sistema”, explicou. De acordo com o orientador, o trabalho funciona como esperado e passa por modificações para ser aprimorado. Recentemente, o grupo, composto pelos alunos Cauan Sampaio, Gustavo Pereira, Luis Fernando, Matheus Cabral e Zidane Victor, foi selecionado para participar da Feira de Ciências de Porto Alegre.

Em uma projeção no futuro, os estudantes esperam que o EletroTênis possibilite uma diminuição no uso de tomadas, resultando na eficiência energética. A iniciativa, orientada também pelo professor Davi Barreto, recebeu apoio dos alunos Gabriela Cardoso, Eduardo de Jesus, Débora Escolástico e Vagner Santos.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fapesb estrearam, no dia 8 de julho, o Bahia Faz Ciência, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias serão divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estarão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail comunicacao.secti@secti.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito