i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




A EMASA Está Aniversariando Hoje e Comemora 31 Anos de fundação

Empossada nova Diretoria Executiva da Emasa – Emasa Itabuna
O abastecimento de água em Itabuna, antes da instalação da rede, era feito através de duas fontes: Antique e Mutucugê, sendo esta última comercializada pela família Hage. Apesar da emancipação política do município em 1910, não houve alteração no abastecimento, que continuou sendo feito através dos aguadeiros que utilizavam jegues para transportar os vasilhames de madeira denominados carótes. Só em 1936 surgiram as primeiras redes de água e posteriormente de esgoto. 

(Conheça a História, Click Abaixo)


voudejeg: ao jegue com carinho
Em 1960 a prefeitura amplia o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O projeto foi elaborado pela Fundação SESP. Em  15 de setembro 1966 o município assina convênio com o Deseb – Departamento de Engenharia Sanitária do Estado da Bahia. O contrato foi assinado pela então prefeita em exercício Namir Oliveira Mangabeira e Silva. 
Em 22 de abril 1967 os serviços de água e esgoto de Itabuna são regulamentados através do Decreto 2.060 assinado pelo então prefeito José de Almeida Alcântara. Em outubro do ano seguinte é firmado outro convênio, desta vez, com a Seseb – Superintendência de Engenharia Sanitária do Estado da Bahia. 
Em 11 de novembro de 1971 a Embasa substitui a SESEB através da Lei 926 na gestão do então prefeito Simão Fiterman 
O prefeito Municipal de Itabuna faz saber que a Câmara de vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: 
Art. l – Fica o Prefeito Municipal autorizado a firmar termo aditivo de re-ratifícação ao convênio de concessão dos serviços de água e de esgotamento sanitário celebrado anteriormente com a SESEB, nos termos da minuta anexarem como a PARTICIPAR ACIONARIAMENTE DO CAPITAL SOCIAL DA CONCESSIONÁRIA, ENTIDADE QUE SUBSTITUI A SESEB, por força do art.ll do Em Agosto de 1989 é criada a Emasa – Empresa Municipal de Águas e Saneamento S.A. 
A Emasa entra em cena 
Sindae-BA - Gota D'água - Emasa (Itabuna) também prorroga acordo. Mesma  solicitação é feita à Cerb
Em março de 1987, incia-se uma discussão sobre a municipalização dos serviços de água e esgoto. Na gestão do prefeito Fernando Gomes, foi agilizado o processo de municipalização dos serviços de abastecimento de água de Itabuna, coleta, afastamento e tratamento do esgoto, o governador do estado era  Nilo Coelho,  o sistema  era a há vinte anos coordenado pelo Estado.  Em agosto  28  de 1989 é criada a EMASA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento S.A 
O presidente da EMASA Jader Guedes, e sua diretoria, saúdam todos os seus funcionários e colaboradores nesta data, ao tempo em que renova o compromisso de continuar trabalhando dia e noite para oferecer a melhoria nas condições de trabalho de todos, e uma gestão cada vez mais eficiente para a comunidade itabunense. 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito