i

i

itac

itac

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Prefeitura de Itabuna reativa Odontocentro e revisa rede de gabinetes odontológicos

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reativou o Centro de Especialidades Odontológicas (Odontocentro), localizado na Avenida Inácio Tosta Filho, no centro da cidade. A retomada das atividades integra o Plano de Ações Estratégicas determinado pelo prefeito Augusto Castro nos primeiros 100 dias. O Odontocentro ficou dois anos com as portas fechadas, apesar de ser um dos principais equipamentos de saúde bucal da população e integrar a média e alta complexidade para atendimentos especializados. 

(Saiba Mais, Click Abaixo)



Em paralelo, está sendo inspecionada a rede de assistência da Atenção Básica nos gabinetes odontológicos nas unidades básicas e unidades de saúde da família 

O coordenador da rede, o odontólogo Mário Brum disse que o atendimento à população está sendo organizado. Segundo explicou, um dos eixos principais para a retomada dos trabalhos era justamente o Odontocentro. “Um alinhamento dos postos com o Centro de Especialidades era necessário, possibilitada a partir dessa união de esforços”, resumiu

O novo coordenador do Odontocentro, Pery Amorim Teixeira, informou que nos primeiros dias de trabalho, a equipe fez um levantamento dos equipamentos que estão em condição de uso e dos equipamentos novos que precisam ser adquiridos. A licitação para aquisição dos itens já está em andamento. “Mesmo que de forma reduzida, os atendimentos especializados foram retomados nestes 15 dias”, adiantou Teixeira.


ACESSO AOS SERVIÇOS

O coordenador explica que o Odontocentro não trabalha como “porta aberta”, já que os encaminhamentos para atendimento odontológico especializado são feitos através dos postos de saúde que são responsáveis pela triagem dos pacientes.

“Há limitações na rede pública. Isso porque a rede não conta com equipamentos. Há ainda o fato de a pandemia de Covid-19 restringir os atendimentos ao público”, observa Pery Teixeira.

E completou: “É necessário que as demandas sejam avaliadas individualmente e encaminhadas seguindo os critérios de análise de urgência da demanda específica de atendimentos”.

A expectativa da rede é a de que ainda no primeiro semestre a quantidade de atendidos seja ampliada, devolvendo ao Odontocentro o seu importante papel de contribuir num alinhamento de valorização da saúde bucal em Itabuna.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito