i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Animais soltos nas ruas de Itabuna, Prefeitura retoma apreensões

Prefeitura de Itabuna, através da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) do Departamento de Vigilância da Saúde, prossegue recolhendo animais soltos nas ruas, a exemplo de porcos, cavalos e gado. O serviço é executado por uma empresa terceirizada, cujo contrato foi normalizado depois de um aditivo. A maior incidência de animais nas ruas têm sido nos bairros São Caetano, no centro da cidade, na área próximo ao shopping, Jaçanã e em todos os bairros, que vão merecer atenção especial pelo risco que isso representa para os condutores de veículos automotores.   (Veja Tudo, Click Abaixo)



Contudo, ainda não há um balanço da quantidade de suínos, equinos, bovinos e muares que já foram retirados das vias públicas neste ano.

A Diretora do Departamento de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, explica que quando o animal é retirado das vias públicas é levado para o pasto de uma fazenda em Ferradas de onde o dono tem três dias para fazer o resgate. A ação tem como base a Lei Municipal nº Lei de 2.030 de 2007.

“Mas para isso, é necessário que vá até o DCZ para que seja emitido Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente a multa no valor de R$ 120,00 referentes a uma Unidade Fiscal Municipal (UFM)”, cita Maristela. Ela alerta ainda, para os casos de reincidência ou de abandono. “Em caso de três apreensões, o dono perde a guarda do animal”, disse.

A coordenadora da Divisão de Controle de Zoonoses, Ellen Gleicer Lima Santos, ressalta que os problemas podem ser ainda maiores se o animal ficar na fazenda por mais de três meses.

“Passado esse período, o animal pode ir a leilão e o valor arrecadado será dividido em 50% para DCZ e 50% para uma entidade filantrópica da cidade. Por isso, é importante observar os prazos”, alerta.

A população pode colaborar com o recolhimento de animais das ruas, através de denúncias ao telefone (73) 99124-6405.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito