i

i

CMVI

PRF

PRF

cm

cm

Adsense




Vereador Marcelo Souza Tem Pedido Atendido pela Secretaria de Saúde

O vereador de Itabuna, Marcelo Souza agradeceu a prefeito Augusto Castro e a secretária de Saúde Dra. Lívia, por ter atendido ao seu pedido de fazer uma testagem em massa com os moradores do Vila Anália e adjacências e o resultado foram esses. Sessenta e quatro pessoas testaram com o vírus ativo da Covid-19 na ação desenvolvida pelo Departamento de Vigilância da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira, dia 1º, na praça do Jardim Primavera.

(Saiba Mais, Click Abaixo)



Ao todo, foram realizados 303 testes com TR de anticorpo, dos quais 239 foram negativos, 39 IgG, 16 IgM e IgG e 9 IgM, ou seja, os pacientes tiveram Covid recentemente ou estavam fora do prazo para os exames TR Antígeno ou RT-PCR.

Foram realizados ainda 25 testes TR Antígeno dos quais 18 foram negativos e sete positivos e 14 coletas RT-PCR.

A Diretora do Departamento de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, explica que o projeto da Secretaria Municipal de Saúde era fazer 600 testes rápidos com moradores do Jardim Primavera e bairros vizinhos, como Novo Jaçanã, Novo São Caetano, Sarinha Alcântara e Vila Anália.

Para saber se o paciente já teve contato com a Covid-19, a indicação é o teste rápido de Anticorpos IgM e IgG, que detecta a presença ou não de anticorpos no organismo, ou seja, se teve contato recente com o vírus (IgM) ou se já teve a doença (IgG).

A testagem é indicada para pacientes a partir do 8º dia de sintomas e o resultado sai em 15 minutos. A ação aconteceu, entre 8 e 13 horas, em frente à Unidade de Saúde da Família Lourdes Alves, no Colégio Caic Jorge Amado.


Este tipo de busca ativa já aconteceu nos bairros São Caetano, Califórnia e Santo Antônio. Trata-se de uma ação estratégica com o intuito de identificar, precocemente, os casos assintomáticos e evitar a transmissão do vírus entre a população.

Estiveram atuando profissionais de saúde das divisões de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Cerest, Coordenação de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, além do apoio da Settran e Guarda Civil Municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda à população que redobre os cuidados com a higiene pessoal lavando as mãos com água e sabão a cada hora, faça uso de álcool gel 70%, mantenha o distanciamento social, evite aglomerações e saia de casa se, estritamente, necessário.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito