i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Hospital de Base de Itabuna realiza primeira captação de múltiplos órgãos durante a pandemia


A equipe do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) composta  pelos médicos Fernando Alves Júnior, Caroline Andrade e Jilvan Silveira, realizou a primeira captação de múltiplos órgãos do HBLEM e de Itabuna desde o início da pandemia. O trabalho foi realizado com a equipe do médico Ávio Brasil Viriato e os enfermeiros da Organização de Procura de Órgãos do Sul da Bahia, Silvana Batista, Luciana de Moraes, Ronaldo Vital e Jadson Nascimento.

(Saiba Tudo, Click Abaixo)



O doador H.C.N.S teve diagnóstico de morte encefálica, e após sua família acompanhar todo o processo de protocolo e acolhimento da psicóloga Milena Esteves Cerqueira, houve então a realização dos testes comprobatórios determinados pela Legislação Brasileira.

Após constatação do doador potencial, foi realizada a entrevista de doação na qual a família disse sim à doação de múltiplos órgãos.

A doação de múltiplos órgãos pode beneficiar e salvar a vida de até cinco pessoas, que já estão na fila de espera para o transplante. A escolha dos receptores segue a prioridade da Central Estadual de Transplante de acordo com a compatibilidade de cada órgão.

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, destaca que “o Hospital de Base é uma rede de apoio à saúde de Itabuna e dos mais de 100 municípios atendidos. A realização de uma captação de múltiplos órgãos capacita, cada vez mais, nossas equipes a realizarem ações como essas, que são grandiosos a nível de saúde pública e de conscientização deste gesto.”

VIDAS SALVAS E CONSCIENTIZAÇÃO

O presidente do HBLEM, Dr. Eduardo Kowalski ressaltou a importância que a doação de múltiplos órgãos em tempos pandêmicos: "Essa captação é um grande avanço para o hospital e para nós que estamos na linha de frente, pois marca uma nova linha de assistência pós covid”. “No começo da pandemia estávamos com dificuldade na captação de novos órgãos e a partir de agora o hospital passa a atender pessoas que estão nas filas de transplantes e precisam de órgãos, e também, na conscientização da importância da doação”, diz.

O diretor médico do HBLEM, Dr. Fernando Alves Pereira Júnior, disse que foi montada uma estrutura e logística para realizar a captação de órgãos. “É um ato de muita generosidade da família, pois, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam."

A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos do Sul da Bahia – OPO/Sul, Silvana Batista, ressalta a relevância dessa ação, principalmente no cenário de pandemia: "Em alguns casos há resistência das famílias na realização da doação. Por isso, existe a necessidade do entendimento da grandiosidade deste gesto. Para além do fato de que uma única captação de múltiplos órgãos, pode salvar a vida de várias pessoas, existe também, a conscientização solidária e de dar uma nova simbologia à vida deste ente que veio a óbito.” conclui a enfermeira.

Também estiveram presentes também nesta captação os médicos Thiago Valgueiro, Victor Botelho e o diretor técnico Dr. Paulo Medauar.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito