i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Saúde e segurança do trabalho marcam “sextou” na Câmara

Um clima de “sextou”, com orientações sobre atividade física/bem-estar, enfrentamento à Covid-19, combate a incêndios e segurança do trabalho. Assim foi a manhã de 14 de maio, para servidores da Câmara de Itabuna. Para começar, o educador físico Katinho Carvalho deu um “tempero” de leveza ao ambiente. Com exercícios físicos, música e irreverência, ele ressaltou a importância do movimento para amenizar o clima de apreensão em que todos vivem neste tempo de pandemia. “Seja gentil com você; vamos nos cuidar e cuidar dos nossos”, incentivou. (Saiba Tudo, Click Abaixo)



Com a turma devidamente descontraída, o enfermeiro Emerson Oliveira, da Vigilância Epidemiológica, trouxe reflexões. Recordou desde o primeiro caso de coronavírus em Itabuna e alertou para os imprescindíveis cuidados. Afinal, alertou: ainda são frequentes as contaminações em momentos de relativa distração.

Ou seja, mesmo que a pessoa use máscara, álcool em gel, mantenha o distanciamento no trabalho, acontece de ser infectada numa ida rápida com amigos a bares ou qualquer outro local em que se abra mão dos equipamentos de proteção. “A doença não tá de brincadeira, circula na cidade a variante com transmissão mais rápida do que a comum. Pedimos a todos vocês cuidados!”.

 Contaminação e quarentena

Perguntado sobre providências quando alguma pessoa é infectada na mesma casa do servidor, Emerson orientou: todos na residência, daí em diante, devem manter a quarentena. Frisou, inclusive, sobre a presença de variantes mais contagiosas do vírus na cidade e o quanto é importante que todos continuem respeitando as medidas sanitárias.

Ele reiterou, também, que as pessoas só devem procurar fazer o teste para detectar a presença do coronavírus após sete dias de sintomas. Segundo recomendação do Ministério da Saúde, os infectados podem ficar 10 dias afastados do trabalho.

O enfermeiro respondeu, por exemplo, a questionamento sobre cuidados a tomar na ida à academia. “De preferência, levar mais de uma máscara e higienizar cada aparelho antes de usar”, recomendou.

 Debelando incêndios

O técnico em segurança do trabalho Ivan Ornellas tratou de forma bem didática sobre os cuidados contra doenças ocupacionais e também como evitar acidentes de trabalho. Em seguida, aliou teoria a prática no uso de extintores para debelar incêndios. Uma manhã de interação, com direito a café da manhã coletivo.

O presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), disse que a pretensão é seguir oferecendo momentos que unam aprendizado sobre diferentes áreas e, também, descontração entre os servidores.

Da mesma forma, o diretor Felipe Eduardo Ramalho declarou: “desde o início, a pretensão da mesa-diretora e demais vereadores é conduzir uma gestão com treinamentos e qualificações; não apenas uma gestão política”.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito