i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Prefeitura propõe projeto de humanização urbanística das vias públicas


Pelo menos três secretarias municipais estiveram reunidas na terça-feira, dia 22, no Gabinete da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda para compor os detalhes do projeto que visa à humanização do uso do solo urbano e as vias urbanas de Itabuna, requalificando-as. O estudo foi determinado pelo prefeito Augusto Castro (PSD) no programa de reordenamento da cidade.

(No popular, reordenamento dos camelôs) Pelo projeto, as secretarias de Planejamento, Segurança e Ordem Pública e Indústria, Comércio, Emprego e Renda pretendem motivar um ciclo de escutas e falas envolvendo a sociedade civil organizada para a implantação de medidas que devolvam ao público uso das calçadas e vias,             (Saiba Tudo, Click Abaixo)



 especialmente nas principais áreas comerciais da cidade, como o Centro e os bairros São Caetano, Califórnia, Santo Antônio, Mangabinha, dentre outros.




As discussões devem envolver ainda a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista (Sindicom), a Associação dos Vendedores Ambulantes de Itabuna e a Câmara de Vereadores. Também as secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo e de Transportes e Trânsito (Settran).



Para a secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, os primeiros estudos já estão sendo concluídos no sentido de proceder as ações educativas que permitam a compreensão necessária sobre a organização de espaços mais atrativos (específicos, confortáveis e com mais apelo comercial) para que os vendedores ambulantes espalhados desordenadamente nas ruas possam comercializar seus produtos.

A secretária de Segurança e Ordem Pública Mariana Alcântara pontuou que tudo será feito de maneira bastante sensível, valorizando cada trabalhador e comerciante. Segundo ela, a ação prevê, inicialmente, o recadastramento dos ambulantes que atuam nas vias públicas e um trabalho de parceria com todos os interessados para que a cidade ganhe uma nova atmosfera de organização.

O secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, lembrou que a Prefeitura de Itabuna tem uma relação bastante próxima com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que pode ser acionado no manejo técnico, científico, organizacional, econômico, financeiro, administrativo e humano de possíveis novos empreendimentos surjam durante o processo.

Em ação conjunta, as secretarias municipais já estão estruturando equipes para o acompanhamento, orientação e o monitoramento do uso das vias públicas, começando pelo centro da cidade. “Se estamos elaborando uma proposta estratégica e um programa de reorganização do solo urbano não podemos deixar de pensar sobre como isso vai impactar e melhorar a vida dos envolvidos”, finalizou a secretária.


0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito