i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Aeroporto de Itabuna- "Triste Realidade"


Texto de Paulo Lima, com imagens de Chaparraus (Blog nachapaquente)

Centenas de vezes ouvi a frase que " Itabuna é  a cidade do já  teve". Se analisarmos  sobre alguns aspectos da vida da comunidade o povo tem razão na sua afirmativa. Quando ancorei o programa Alô  Cidade Debate, na TV Itabuna, enfoquei, por mais de um ano, a necessidade de reativação do aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho. Admite- se que esta  cidade aproximando -se dos 300 mil habitantes não tenha uma estrutura de pouso diários  de aviões,  helicópteros, etc, sendo  Itabuna considerada uma importante cidade do Nordeste brasileiro.

(Veja Tudo, Click Abaixo)



Ao longo dos anos, o oficial de justiça  Olívio percorre os corredores do Centro Administrativo Firmino Alves, com documentos das autoridades  aeronáuticas dando o ok para a reativação do Tertuliano, cuja pista  de pouso tem 1.500 metros de comprimento  por quase 40 de largura, sendo que a sua compactação  só se compara com o aeroporto de Natal feito pelos americanos na Segunda Guerra Mundial.

Durante a gestão do ex-prefeito Fernando Gomes aquele campo de pouso foi reativado, porém  a comunidade da Bananeira  não ficou satisfeita ( estávamos no início do período da campanha política para a sucessão municipal  e a oposição aproveitou para piorar ainda mais as coisas) derrubou o muro de proteção e usou a pista  como passarela ( apesar de todo o esforço da Guarda  Civil Municipal  ) para o bairro Lomanto. Olívio  fez todos os esforços  porém  não obtive êxito. As autoridades competentes suspenderam os voos. Já tinha até  uma fábrica de reposição de peças de helicópteros  querendo instalalar-se aqui.



Diz o ditado popular que água mole em pedra dura tanto bate até  que fura. Olívio vai continuar batendo nesta tecla para ver se o som  da mesma chega aos ouvidos do poder público  municipal  ( o vereador Israel Cardoso fez um pedido de providência no início do ano ) e das entidades  representativas dos  segmentos  da sociedade local.  Com os investimentos  que o prefeito Augusto Castro  está  anunciando  para Itabuna, a reativação do seu aeroporto  vai beneficiar a todos, principalmente  ao empresariado, sendo que este é  o grande  responsável  por grande  parte do PIB  ( Produto Interno Bruto)  do munícipio.



 Uma reunião da Associação Comercial,  Câmara de Dirigentes Lojistas,  Lions, Rotary, Maçonaria,  Câmara de Vereadores e a diretoria do Aero Clube de Itabuna com o prefeito Augusto Castro ( recentemente houve uma reunião do segmento da economia informal com algumas destas entidades e o chefe do Executivo) para se encontrar um denominador  para a reativação do nosso aeroporto que, em épocas passadas, foi  orgulho  do itabunense.

A secretaria de Relações Institucionais, cuja função é  fazer a ponte entre a sociedade civil organizada e o gabinete do prefeito, pode agendar esta reunião que será  muito proveitosa para toda a comunidade itabunense. Até  o prefeito  Augusto Castro seria beneficiando, e muito, com a reativação do Tertuliano, cuja agenda de viagens  são constantes para Salvador Brasília em busca de verbas para o município, como  conseguiu na sua última viagem do governo federal.

IMAGENS DA TENTATIVA DE REABERTURA DO AEROPORTO








0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito