i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Prefeitura faz Seminário de Capacitação para catadores de materiais recicláveis de Itabuna

A Prefeitura promoverá, a partir de segunda-feira, dia 16, o 1º Seminário de Capacitação e Formação para Catadores de Materiais Recicláveis. O evento, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Itabuna, é uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza, Infraestrutura e Urbanismo e de Planejamento e contará com a participação dos 160 integrantes da Associação Itabuna Recicla para Viver Melhor

(Saiba Tudo, Click Abaixo)



Durante a semana, sempre das 12 às 18 horas, professores e consultores vão proferir palestras sobre associativismo, cooperativismo, logística, convivência em grupo, gestão da associação e diálogo com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis da Bahia.  Pelo projeto, os catadores terão um panorama sobre a atividade no país, além da capacitação.


Os associados da Viver Melhor também vão aprender sobre a definição do modelo para sua associação, a elaborar tanto campanha publicitária de educação ambiental, visando sensibilizar a sociedade em relação à coleta seletiva, e também quanto à elaboração de planilhas de controle de produção, armazenamento, pesagem, comercialização, controle de frequência e horas trabalhadas.


A titular da Secretaria de Planejamento, Sônia Fontes, explicou que o conteúdo do seminário segue o manual do catador - a Cartilha Cataforte do Governo Federal, um programa cuja finalidade é a integração e articulação de ações voltadas ao apoio e ao fomento à organização produtiva e à inclusão social dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.


Sônia lembra que os catadores saíram de uma realidade da coleta de resíduos no antigo lixão para uma nova realidade. “Eles vão entrar num modo de trabalho cooperado que garantirá direitos, mas, também obrigações, conforme o desejo do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), ao definir que o lixo resultante da coleta domiciliar fosse destinado a um aterro sanitário certificado”, ressaltou.


Sobre a capacitação, a secretária de Planejamento disse que os associados ingressam em um novo processo de triagem de coleta de lixo urbano, junto a uma estrutura que está sendo executada e adaptada, o que inclui galpão e plano de instalação de 10 ecopontos na cidade. Ela lembra que após a saída do lixão, os catadores estão sendo amparados pelo município.


A Prefeitura em parceria com a CVR Costa do Cacau tem destinado a eles cestas básicas, pagamento de auxílio aluguel e bolsa-renda, além de cuidados com a saúde. Todos os catadores foram incluídos na vacinação contra o novo coronavírus.  


“Acreditamos que até o final do ano teremos toda uma estrutura montada para a coleta domiciliar específica, por meio do Projeto Recicla Itabuna, que começou a ser implantado desde o mês de maio e que garantirá profissionalismo, direitos e deveres e também mais dignidade aos catadores de material reciclável”, finalizou a secretária Sônia Fontes.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito