i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Secretaria Municipal de Saúde inicia Campanha Setembro Amarelo


Durante este mês acontecerão ações em prol do Setembro Amarelo, uma Campanha de Conscientização da Prevenção ao Suicídio. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna, por meio da Saúde Mental do Departamento de Média e Alta Complexidade, vai desenvolver atividades de conscientização sobre o tema e de informação sobre o fluxo de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

(Saiba Tudo, Click Abaixo)



Dentre as ações estarão os Pit-Stops informativos às quartas-feiras das 10 horas ao meio-dia na Avenida do Cinquentenário com a finalidade de divulgar a campanha, informar e conscientizar a população sobre a temática.

Iniciada no Brasil em 2015 visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar que aconteça. No dia 10 de setembro se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.



Nas Unidades de Saúde Mental, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e ambulatório estará acontecendo a orientação dos profissionais das unidades aos usuários e familiares acerca dos sinais de alerta e as estratégias de cuidado. Também haverá rodas de conversa para profissionais da atenção básica nas UBS e USF realizadas por professores das instituições de ensino superior (FTC e UNIME e FASA) e residentes da UESC, com os profissionais dos CAPS.


Outra ação será a Tenda Informativa na Praça Olinto Leone, das 8 às 17h no dia D. Haverá a distribuição de panfletos sobre a campanha e o atendimento pelo SUS. A campanha se estenderá também para o ambiente virtual, por meio de vídeos nas redes sociais esclarecendo questões como sinais de alerta, como pedir ajuda, como ajudar, fatores de risco e fatores de proteção.


A coordenadora da Saúde Mental do Departamento de Média e Alta Complexidade, Naira Cruz, afirma que “a campanha foi planejada com muito cuidado em conjunto com os profissionais da Saúde Mental tendo como objetivo informar à população. Compreender as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio. A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, ou alguém próximo a quem precisa de auxílio.”


As unidades de cuidado pelo SUS também são pontos da campanha. Em Itabuna, há três Centros de Atenção Psicossocial: o CAPs Infantil, na Rua José Alves dos Reis, nº 247, Jardim Vitória; CAPs Álcool e Drogas na Rua B, nº 111, Bairro Daniel Gomes; e o CAPs II na Rua Gileno Amado, nº 188, Bairro Góes Calmon.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito