i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Prefeitura de Itacaré amplia dias e locais de vacinação antirrábica

                                  
Com o objetivo de imunizar cada vez mais cães e gatos contra a raiva, a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, decidiu ampliar o atendimento para mais dias na semana e colocar mais locais para a vacinação dos animais de estimação. A partir de agora a vacinação contra a raiva acontece todas as terças e quintas-feiras, das 9 às 12 horas e das 14 às 15h30min, na garagem do posto de saúde do centro. 

(Saiba Mais, Click Abaixo)



Já nas quartas-feiras a vacinação acontece na garagem do posto de saúde do Bairro Novo, também das 9 às 12 horas e das 14 às 15h30min

 

De acordo com a equipe da Vigilância Epidemiológica, a vacinação também será realizada com unidades volantes na zona rural, até o dia 27 de setembro. A Secretaria de Saúde informa que a vacinação é uma das principais ações de controle da raiva. Ela é responsável pela diminuição do número de casos de raiva canina e felina, e consequentemente raiva humana.  A única forma de controlar a doença é por meio de vacinação anual, pois a doença não tem cura, matando os animais e os seres humanos.

 

Ainda conforme a Secretaria de Saúde, a raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio da mordedura, arranhadura ou lambidas de animais contaminados. Trata-se de uma zoonose, um tipo de doença que pode ser transmitida do animal para o homem. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais acometidos pela doença.

 

Vale ressaltar que cães e gatos contaminados mostram reações da doença entre 10 e 60 dias. Os principais sintomas nos animais são: excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. A morte do animal acontece entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas. Outros animais como bois, vacas, coelhos e morcegos podem transmitir a raiva. 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito