i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Sessão Especial Debate Hospital de Base de Itabuna "Desafios e Avanços"

Em uma sessão especial organizada pelo presidente da Comissão de Saúde, Francisco Santos (PSD), e Cosme Resolve (PMN), serviu para debater os avanços e desafios do Base com a presidente do hospital, Fernanda Oliveira. Em sessão especial na manhã da última sexta, 17/9, vereadores pediram mais sessões de Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) à gestão da Saúde itabunense. No tocante à ampliação das hiperbáricas, a subsecretária Lânia Peixoto, que também participava da reunião, esclareceu que o Município negocia a contratação de mais sessões terapêuticas. 

(Veja o Vídeo e Fotos da Sessão, Click Abaixo)




Lânia Peixoto informou que das 400 sessões de oxigenoterapia ofertadas em Itabuna pelo Governo do Estado, apenas 100 estão disponíveis na atualidade. A OHB é bastante utilizada, por exemplo, para cicatrização de feridas.

O quadro financeiro do Base revela que o déficit (quando a despesa supera o receita) cresceu 311%, comparando os dados de 2017 e 2021. A conta negativa, de acordo com Fernanda Oliveira, dificulta o financiamento de serviços médicos, a contratação de funcionários qualificados e a valorização salarial do quadro efetivo e comissionado. "Saúde se faz com pessoas e recursos", disse a presidente defendendo a humanização de dentro para fora.

Fernanda enumerou ações prioritárias da sua gestão, entre elas, busca de novas habilitações, unificação dos serviços de contas médicas e faturamento, bem como a renovação do contrato entre a FASI (mantenedora do Base) e o Governo municipal.



A gestora também esclareceu o financiamento da programação pactuada intermunicipal envolvendo o Base. Segundo Fernanda Oliveira, o hospital, que é porta aberta para urgência e emergência, recebe pacientes de 180 municípios. Do montante total da pactuação, R$ 113 milhões por ano, Itabuna financia R$ 15 milhões (13%).



Na opinião de Francisco Santos e Cosme Resolve, o diálogo institucional é proveitoso para conhecer a realidade gerencial e financeira de cada órgão. 

"A Câmara quer ser parceira não apenas na detecção, mas na solução de problemas também. Nós vereadores iremos nos empenhar em busca de verbas nos orçamentos municipal, estadual e federal para o Base que é um hospital imprescindível para Itabuna e toda a região sul do Estado".

Mais Fotos dessa Sessão












0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito