i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Defesa Civil da Bahia vai capacitar e treinar Diretoria da Defesa Civil de Itabuna


A Diretoria de Defesa Civil da Prefeitura de Itabuna vai receber capacitação e treinamento do 4º Grupamento de Bombeiros Militares e da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) para suas  ações cotidianas e de respostas aos desastres naturais. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, dia 29, pela diretora Elciane Rodrigues Reis depois de um encontro com o superintendente estadual coronel bombeiro Miguel de Almeida Filho.

(Saiba Mais, Click Abaixo)




O titular da Sudec – BA esteve no Centro Administrativo Firmino Alves para conhecer as ações da Diretoria da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública. Na oportunidade, disse que está trabalhando  na estruturação dos órgãos da Defesa Civil dos municípios baianos, responsáveis pelas primeiras respostas em caso de desastres naturais, a exemplo de cheias, alagamentos, desabamentos, etc. “Vamos capacitar e estruturar as instituições e preparar Planos de Contingências para ações de prevenção e de respostas a desastres e incidentes previstos na legislação”, explicou.

Segundo o coronel Miguel de Almeida Filho neste projeto a Sudec – BA trabalha prioridades, daí ter procurado se associar com os consórcios intermunicipais para fortalecimento do Sistema Defesa Civil da Bahia. Para isso, esteve na Chapada Diamantina visitando municípios afetados com incêndios florestais, tendo se reunido com o Consórcio Chapada Forte. “A maioria dos municípios ainda são comissões, mas é fundamental que sejam coordenações estruturadas. Há uma inversão com o estado atuando primeiro”, declarou.

Segundo a diretora da Defesa Civil, Elciane Reis, a visita do titular da Sudec serviu para discutir as parcerias, inclusive com o 4º GMB, demais instituições e  a sociedade. “A Defesa Civil é um organismo que atua nas três esferas  - nacional, estadual e municipal. É uma engrenagem que sozinha não anda. Com o suporte vamos ter estrutura para atender as necessidades da população”, esclareceu.

Em relação à elaboração do Plano Municipal de Contingência, a diretora Ane Reis explicou que  é meta da administração do prefeito Augusto Castro, já tendo sido preparado um cronograma de atendimento às demandas em relação às chuvas. “Vamos aproveitar a disposição da Sudec – BA, dos bombeiros e da Prefeitura para atuar firmemente para ter essa ferramenta e inclusive auxiliar e cooperar com os municípios circunvizinhos. Vamos estar preparados para atuar em casos de desastres”, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito