i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna cria Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental na Guarda Civil


Itabuna passa a contar com uma nova estrutura especializada que terá a finalidade de proteger o patrimônio ambiental do município. Trata-se do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), da Guarda Civil Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (Sesop). O lançamento do GOPA será no próximo domingo, dia 28, no Parque de Exposições Antônio Setenta, durante a Exposição Feira de Negócios de Itabuna (Expefenita).  A titular da Sesop, Mariana Alcântara, explica que a unidade deverá atuar nas ações de prevenção e repressão contra crimes e infrações ambientais.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)



Segundo ela, o grupo especializado vai dar suporte, inclusive, aos trabalhos dos agentes de fiscalização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima). “O GOPA surge numa fase muito importante do município, quando práticas ambientalmente corretas estão sendo incentivadas pela Administração municipal”, comenta.



“O prefeito Augusto Castro sentiu essa necessidade e  buscamos colocar essa estrutura em prática por meio da Guarda Civil Municipal. Para isso, fizemos parcerias para treinar nossa equipe, inclusive com a Prefeitura de Salvador e o 4º Grupamento de Bombeiros Militares de Itabuna”.

O Decreto Municipal de nº 14.727, de 29 de outubro de 2021, estabelece que entre as atribuições do GOPA está o patrulhamento preventivo e ostensivo visando priorizar áreas de vegetação nativa e urbana, bem como coibir e minimizar os índices de poluição industrial e sonora.

Também prevê atuar em ações de desmatamento e na identificação de animais em situação de cativeiro sem a autorização do órgão competente, além de combater atos ilícitos de maus-tratos aos animais domésticos e silvestres. Ainda cabe ao GOPA, participar das atividades da Defesa Civil na ocorrência de calamidades públicas e grandes sinistros.

Também caberá aos membros do Grupamento Ambiental convidar autoridades e órgãos  como a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)), a depender da circunstância, para ações de fiscalização e apreensão de produtos e instrumentos utilizados na infração de natureza administrativa e criminal.

O subcomandante da Guarda Civil Municipal, Inácio Pereira Nascimento, lembra que também competirá aos membros do GOPA conduzir à delegacia especializada, pessoas surpreendidas na prática de crimes ambientais. “Nossa equipe foi devidamente treinada e estará a postos para atender a comunidade podendo ser assinada pelo contato será o 153 ou WhatsApp 99813-9506”, informa.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito