i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Secretaria Municipal de Saúde amplia atendimentos em Itabuna com mais dois gripários


Em decorrência do surto epidêmico de sintomas gripais em Itabuna e em todo o estado, as unidades de saúde se encontram lotadas para atendimentos de sintomas da gripe no município. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde  implantará mais dois gripários até o fim desta semana, sendo um adulto e outro pediátrico, os quais darão suporte às unidades com acolhimento das 7 às 19 horas.  A partir de amanhã, dia 4,  o Gripário Pediátrico iniciará os atendimentos a crianças com síndromes gripais e dará assistência ao Hospital Manoel Novaes. A unidade está localizada no anexo do Centro Médico Pediátrico de Itabuna (CEMEPI) em frente à unidade principal do próprio CEMEPI, na Avenida das Nações Unidas.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)



Já o Gripário Adulto, a estrutura estáem processo final de adaptação e funcionará no ambulatório do Hospital São Lucas. Os atendimentos aos pacientes devem começar até o final desta semana.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, explica que essa é uma medida adotada para dar suporte às unidades que estão com alto fluxo de atendimento e internação. “Na semana passada, em um único dia, a UPA-24 Horas, no Monte Cristo, realizou 400 atendimentos de sintomas gripais e atingiu 21 internamentos. Precisamos que as pessoas se cuidem e evitem aglomerações. Por isso, adotamos algumas medidas para atender a essa alta demanda”, disse. 


TELEMEDICINA 


Além dos gripários, a cidade contará também com o “Eu Saúde - Bahia Urgente”, um recurso tecnológico de Telemedicina da empresa Near Telemedicine, que disponibilizou voluntária e gratuitamente, em parceria com a Prefeitura de Itabuna, suporte virtual de profissionais de saúde. A metodologia visa realizar atendimentos online e evitar a superlotação das unidades. 


Por meio do número de WhatsApp da “Eu Saúde” operadora mais (31) 99674-7263 o paciente entrará em contato e responderá perguntas do prontuário eletrônico para realização de triagem. No próprio bate-papo do aplicativo, ele será atendido por um enfermeiro que avaliará a necessidade de encaminhamento para uma unidade e/ou especialista. 


TESTAGENS 


A partir de amanhã, serão realizadas testagens contra o Covid-19 em ponto fixo. A ação acontece também em virtude do aumento crescente do fluxo de atendimentos de sintomas gripais nas unidades. As testagens serão realizadas na terça e quinta-feira, das 8 às 15 h no térreo do Espaço Cultural Professor Josué Brandão, onde funciona a Câmara Municipal de Vereadores.


A orientação é que as pessoas que estiverem com sintomas gripais, procurem realizar as testagens no ponto fixo para que haja melhora no fluxo das unidades como a UPA 24 Horas que se encontra em lotação.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito