i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




A Seagrima Distribui 2.100 mudas de Aipim às associações rurais de Itabuna


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), continua dando suporte aos pequenos produtores das associações rurais do município com a entrega de mudas de Aipim do tipo BRS-399. Espécie mais resistente e própria para colheita com oito meses, a variedade no 2º ano chega 30 toneladas/ha. Essas mudas foram doadas pelo Instituto Biofábrica, instituição parceira. Na manhã desta terça-feira, 1º, o trabalho continua com a entregará de mais 600 brotos para a Associação Morumbi, totalizando 2.100 mudas. 

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)





Na segunda-feira, dia 31, uma equipe técnica da Seagrima, liderada pelo gerente de Agricultura, Associativismo e Cooperativismo, Miranildo Góes, o engenheiro agrônomo Pedro Jeronimo e o técnico agrícola Cleumo Henrique Guimarães (Pardal) fizeram a entrega de 600 mudas de Aipim para a associação Agrafam, em Mutuns. Foram recebidas pelo presidente da associação, Adauto Rocha Santos, e por agricultores que já estavam aguardando as mudas.

O pequeno produtor José Domingos, mais conhecido como Branco, disse que já começaria o plantio ontem mesmo. Ele recebeu as orientações dos técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que explicaram a importância do distanciamento entre as mudas, o tempo de colheita, quantidade de água e sol que a planta necessita para se desenvolver.



Nesse primeiro momento, apenas os agricultores que já manejam com a raiz serão beneficiados. Mas, numa fase posterior do projeto, essas mesmas plantas virarão novas mudas para outros produtores, que se interessarem em diversificar nas propriedades o cultivo de outras espécies.


A Associação Bela Flor também recebeu 600 mudas. Os técnicos foram recebidos por Dona Deni que relatou que as mudas chegaram em boa hora, pois a qualidade da mandioca de mesa de polpa amarela, como também é conhecida, é excelente e muito resistente. Já na Associação Manuel Chinês, foram entregues 300 mudas.


O titular da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, disse que esta é uma etapa importante. Ele disse que no momento inicial do projeto, tratores foram doados a Prefeitura pelos deputados federais Paulo Magalhães (PSD-BA) e Lídice da Mata (PSB-BA), o que reduziu o tempo de preparo da terra. 


Moacir agradece ainda apoio do secretário Josias Gomes, da SDR,  a parceria com a Prefeitura  de Itabuna e o Instituto Biofábrica  na doação das mudas de Aipim. Agora é o momento de recebê-las e, em breve, colher os resultados. O secretário acrescentou  que continuará buscando parcerias para beneficiar o pequeno produtor rural. 


“O prefeito Augusto Castro (PSD) tem reforçado a importância do apoio ao pequeno produtor e a agricultura familiar que tem muito potencial para fortalecer ainda mais a economia do município e da região”, sintetiza.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito