i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Secretaria Municipal de Saúde cadastra média de 200 moradores do Serrado no SUS


“Levamos esperança para as  famílias que não tinham assistência médica”, declarou  a  gerente do Programa de Agentes Comunitários de  Saúde (PACS) da Secretaria Municipal de Saúde, Margarida Amorim, ao fazer um relato do cadastramento de famílias da zona rural do Serrado, na zona sul do município. A ação integra o projeto da Prefeitura de Itabuna de incluir essa população no Sistema  Único de Saúde (SUS). Segundo Margarida Amorim, durante o levantamento foi possível notar um baixo nível de proteínas e calorias nesta população.  Também foram identificados moradores hipertensos , diabéticos e adolescentes gestantes.  

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)



“No mapeamento feito nas casas, os Agentes Comunitários de Saúde cadastraram muitos idosos com doenças como Alzheimer, Mal de Parkinson e acamados.  No Serrado, a maioria das mulheres é chefe de família”, disse.  


A iniciativa de cadastrar os  moradores da zona rural no SUS cumpre uma determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) de ampliar o atendimento médico à população para melhorar as condições das pessoas, favorecer a boa prestação de serviços e elevar a autoestima. A ação também resultou de um diagnóstico feito depois de um encontro com representantes de 12  associações rurais com as secretarias de Saúde, Educação, Promoção Social e Combate  à Pobreza e Infraestrutura e Urbanismo.
 
Um dos aspectos que chamou atenção na zona rural do Serrado é a falta de uma Unidade de  Saúde.  Há 10 anos, o único posto médico está fechado. “Graças ao empenho da atual gestão municipal conseguimos encaminhar estas pessoas para atendimento médico no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto até que seja instalada  uma Unidade de  Saúde do  Trabalhador Rural para atender exclusivamente a população do campo”, informou Margarida Amorim. 
 
Na próxima quinta-feira, dia 3,  as equipes do Programa de Agentes Comunitários de  Saúde vão retornar ao Serrado para concluir o cadastramento.  A expectativa é  de que  300 famílias sejam inseridas no SUS. “A próxima área onde a ação será executada será o Ribeirão Seco”, concluiu a gerente do programa.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito