i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Prefeitura fornece novo fardamento para Agentes Comunitários de Saúde


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, proporcionou a entrega na manhã desta quinta-feira, dia 10, de novo fardamento aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). “Isto foi possível, após acordo com a categoria em que a primeira parcela do incentivo deveria ser usada para aquisição do fardamento e outros materiais necessários ao desempenho das atividades”, disse a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





Ela enfatiza que a atual gestão tem atuado firmemente para atender as necessidades dos profissionais, incluindo agentes comunitários. “Há uma preocupação em oferecer condições de trabalho com a criação de salas nas USF e UBS e agora com a entrega do fardamento, depois de a gestão ano passado ter atendido pedidos quanto à melhoria salarial graças ao empenho do prefeito Augusto Castro”, sintetizou.

A ação de entrega dos kits aconteceu na sede do Sindicato dos Agentes Comunitários e dos Agentes de Combate às Endemias (Sindiacs/ACE), no bairro Santo Antônio,  como incentivo e melhoria das condições de trabalho destes profissionais.

Segundo a gerente do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), enfermeira Margarida Amorim,  atualmente Itabuna conta com 390 agentes comunitários, quantidade que considera suficiente para atender a população e para cobrir 100% do território municipal, incluindo a zona rural. Ela lembra que o agente comunitário é elo entre as comunidades e o poder público, sendo responsável pelo contato direto com as famílias no dia a dia. 

Margarida informa que os ACSs trabalham na prevenção de doenças, promoção à saúde, o incentivo à vacinação para crianças e adultos, acompanhamento de pacientes com comorbidades ou acamados, orientação às mulheres e suas famílias sobre a importância do pré-natal, amamentação e no agendamento de consultas médicas nas unidades de saúde. 

“O processo é permanente por meio de visitas domiciliares que ajudam, inclusive, a identificar  e cadastrar gestantes para que possam desenvolver atividades de educação em saúde”, destacou a  gerente. Ela disse que os ACS também identificam gestantes que necessitam de cuidado especial e as encaminham para o serviço de saúde mais adequado.

A presidente do Sindicato dos ACSs, Zilar Portela, destacou a atenção especial que o prefeito Augusto Castro tem dado à categoria, destacando que o novo fardamento era  reivindicação antiga. “o gesto mostra um olhar sensível  aos agentes comunitários e de endemias e a preocupação em garantir melhores condições de trabalho para estes profissionais que fazem a diferença ao cuidar bem da população, independente da classe social”, afirmou

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito