i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




U S F de Itabuna reforçam atendimento com equipes multiprofissionais

 O atendimento em quatro Unidades de Saúde da Família (USF) está ganhando um bom reforço. Uma parceria da Prefeitura de Itabuna com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, permitiu que nesta segunda-feira, dia 21, um total de 25 profissionais residentes atuem diariamente, de segunda a sexta-feira, no acolhimento  aos pacientes e usuários pelos próximos dois anos. A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta a importância desse programa para o Departamento de Atenção Básica. 

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)



“O município contribui oferecendo campo para a vivência prática desses profissionais e ao mesmo tempo é beneficiado pela possibilidade de a assistência prestada à população ser ampliada. Ajuda a humanizar o serviço”, disse. 



De acordo com Dayse Santos, Apoiadora Institucional da Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, as equipes integradas às USFs contam com profissionais das áreas de Psicologia, Fisioterapia, Assistência Social, Enfermagem, Odontologia e Nutrição. Os residentes são oriundos de várias instituições de ensino superior do país e participaram de uma seleção pública na Uesc para  o programa.

Segundo explicou, será reforçado o atendimento nas USFs Amália Lessa (bairro Novo São Caetano), USF Fátima 2 (bairro de Fátima), José Renan Moreira (Parque Boa Vista) e João José Soares (Alto dos Canecos). Este é um programa que o município já vinha executando em parceria com a Uesc em apenas duas unidades: Fátima I e Dr. Elson Duarte (Urbis IV).

“Agora, foi ampliado para as outras duas USFs. Nestes dois anos, os profissionais vão cumprir carga horária de 40 horas semanais, o que será muito bom para o curso e currículo deles ao mesmo tempo em que ajudam as equipes de saúde das unidades”, explica Dayse Santos. Como novidade, ela cita a chegada de profissionais das áreas de Assistência Social, Psicologia e Fisioterapia.

O gerente da Unidade Fátima II, Cleri Nascimento, disse que a parceria com a Uesc. “Vem agregar muito aos serviços oferecidos. Hoje foi dia de comemorar a chegada desses profissionais à nossa unidade”, comentou”. Ele informa que o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família integra uma rede de formação entre as áreas da Educação e Saúde no Brasil.

“Através dela é possível preparar os profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde, promovendo a integralidade, universalidade e equidade do cuidar. Sua importância é percebida desde a qualificação dos profissionais, visto que  os mesmos atuam reconhecendo as necessidades da população, promovendo a saúde, proteção e prevenção de agravos, recuperação e reabilitação gerando ganhos incalculáveis para todos os setores envolvidos”, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito