i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Deflagra Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti nos bairros com maior incidência

Mais de 100 funcionários públicos municipais participaram de um Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti promovido pela Prefeitura de Itabuna, na manhã desta quarta-feira, dia 11, nos bairros Novo Horizonte, Santo Antônio e Pontalzinho. Estes três bairros, apresentam maior incidência de casos de arboviroses - dengue, zika vírus e chikungunya.  “Somente o Novo Horizonte, apresenta 13,8% de infestação predial. 

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)






Outros bairros também apresentam altos índices, mas esta localidade tem o agravante dos moradores guardarem  água em muitos reservatórios pequenos”, informa a coordenadora de Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro.  Atualmente, Itabuna tem notificados 1.469 de arboviroses, sendo 860 confirmados de dengue, 100 de chikungunya e nove de zika vírus. 



As equipes das secretarias municipais de Saúde – agentes de combate às endemias, vigilância em saúde, etc. – e da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo - Departamento de Limpeza Pública - estão trabalhando simultaneamente nas comunidades de maior incidência de focos do mosquito e de casos de arboviroses, com ações de prevenção e de combate ao Aedes Aegypti. De acordo com Lucimar Ribeiro, este mutirão terá continuidade nestas localidades até a sexta-feira, dia 13. 

“Nossa meta é visitar 100% dos imóveis. Mas, é importante lembrar que desde o final do ano passado já vínhamos realizando este trabalho preventivo e de conscientização. Agora, estamos reforçando, inclusive com a Campanha Bota-Fora, que consiste no incentivo ao descarte correto de materiais inservíveis de quintais e de terrenos baldios, que podem servir de criadouro das larvas do mosquito”, informa a coordenadora de Endemias.

Morador há oito anos da Rua Senhor dos Passos, no Novo Horizonte, Everaldo de Oliveira Santos, conta que sempre fez a sua parte, deixando todos os ambientes da casa limpos e sem focos de larvas do Aedes Aegypti. “Infelizmente não sei se os vizinhos fazem o mesmo, por isso é importante esse trabalho que a Prefeitura de Itabuna está fazendo”.

O diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, frisa que a equipe da Superintendência de Serviços Públicos  da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) segue o roteiro da Secretaria Municipal da Saúde dando o suporte necessário à remoção do lixo e entulho que deve ser  comunidade removido dos quintais e terrenos baldios. 

“Constantemente a gente vem fazendo este trabalho, que agora ganha reforço por meio deste mutirão. Nos últimos meses, já conseguimos extinguir 60 pontos de descarte ilegal de entulho, o que auxilia bastante no trabalho preventivo de combate a focos do mosquito”, completa Pellegrini.

Segundo ele, em outras localidades da cidade também estão sendo intensificados os serviços de limpeza e remoção, a exemplo dos viadutos Paulo Souto e Fernando Gomes, contorno da Avenida Itajuípe com a BR-101 e  na saída de Itabuna sentido Ilhéus.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito