i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itacaré- Prefeitura Realizou Operação de Combate à Dengue


Os agentes de endemias da Prefeitura de Itacaré, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde, realizaram nesta segunda-feira uma operação de bloqueio por Ultra Baixo Volume (UBV) costal, com ações de combate à dengue nos mais diversos bairros do município. O objetivo é eliminar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus. 

 (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)






Nessa etapa foram realizadas as ações de bloqueio nas áreas do Canhão, Alto da Telebahia, Centro e Bairro Novo. Paralelo a esse trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde também vem realizando ações semanais de combate à dengue em diversos bairros de Itacaré, tanto na sede como nos distritos e zona rural. O trabalho é realizado conforme a notificação de casos suspeitos das doenças

 


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o bloqueio com UBV Costal atinge a um raio de 150 metros do caso suspeito, com o objetivo de reduzir as fêmeas do vetor. Isto é feito, sobretudo no início do surgimento de casos.

 

O uso de pulverizações em UBV é uma atividade de contingência para o controle de vetores e é realizada conforme a notificação de casos suspeitos e confirmados de dengue em determinados locais e períodos. O prazo é de duas semanas, levando em consideração a expectativa provável de vida da fêmea adulta do mosquito infectado, além do período gasto para coordenar ações de controle.

 

Outra ação importante, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é o apoio de toda a comunidade. Eles explicam que a dengue é uma realidade e uma preocupação com relação à saúde pública e as recomendações são não deixar água parada, lavar e esfregar bem os pratos de planta, bebedouros de animais e recipientes (bandejas) atrás das geladeiras, além de manter a caixa d’água vedada e as calhas e ralos sempre limpos. “Esses são cuidados essenciais para se evitar a proliferação do mosquito”, recomendou a Secretaria de Saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito