i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




"Quem tem dor, tem pressa", ecoam fibromiálgicos de Itabuna

A fibromialgia foi o tema da sessão especial promovida pela Câmara nessa terça, 10/5, a pedido do vereador Israel Cardoso (Agir). Ele é o autor da norma que obriga órgãos públicos e empresas privadas de Itabuna a incluírem fibromiálgicos nas filas de atendimento preferencial. "Estaremos vigilantes para fiscalizar o cumprimento dessa lei" ressaltou o parlamentar. Outra lei, de 2020, ja havia fixado 12 de maio como o Dia de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia em Itabuna.

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)




Depois de reconhecer conquistas oriundas do Legislativo itabunense, como o atendimento prioritário, membros da Associação de Fibromiálgicos de Itabuna e Região (Afir) pediram o fim do assédio em ambientes de trabalho, médicos e familiares. "Quem tem dor, tem pressa", frisou a presidente da Afir, Sônia Newman, ao cobrar respeito para com as pessoas diagnosticadas com fibromialgia (doença sem cura que afeta diversas partes do corpo humano, causando dores intensas).

Na sessão, fibromiálgicos de Itabuna relataram discriminações por conta da doença. Ive Porto citou a dificuldade para conseguir emprego. "Estou desempregada há oito anos, limitada pela fibromialgia. Tentei estudar, mas tive que abandonar. É cruel ter que provar que a nossa dor existe", desabafou. Também sem trabalhar, Gleuce Guimarães declarou que até "dentro de casa a gente é discriminada. Tem dia que é muito difícil, que não quero levantar da cama com dor" comentou emocionada.

Para o advogado previdenciário, Eduardo Barreto, tem sido desafiador convencer a justiça de que o laudo médico não é a única prova para constituir direito relacionado com a incapacidade laboral. "É preciso levantar o histórico de vida da pessoa, o que a incapacita ou tira do mercado de trabalho, como nos casos de fibromialgia". Já o psicólogo Paulo Carvalho reforçou que a saúde mental ajuda no controle da dor. "Não se brinca com saúde mental, busque logo apoio", orientou Carvalho.

 

Fotos : Pedro Augusto

 

Câmara de Vereadores de Itabuna – 11 de maio de 2022

 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito