i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




15 de Julho - Dia Internacional do Homem


Diante da proximidade do Dia Internacional do Homem, celebrado em 15 de julho, se reforça a importância de conscientizar os homens sobre a necessidade de cuidarem da saúde. A data tem o intuito também de reforçar a importância do médico urologista, que é o especialista responsável por cuidar dos órgãos reprodutores masculinos e tratar o sistema urinário. De acordo com o urologista Dr. Frederico Mascarenhas, é importante que os homens busquem um urologista ao menos uma vez por ano, para que possam ser realizados exames de prevenção, a exemplo do toque retal, que é feito com o objetivo de verificar alterações na próstata que pode ser indicativo de câncer.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)

 

“É fundamental consultar um médico especialista, que faça uma análise de exames, hábitos diários e do histórico de saúde do paciente. Só assim é possível determinar um diagnóstico e um tratamento realmente efetivo”, aponta o urologista.

 

Segundo o especialista, embora seja fundamental visitar o urologista de forma regular, existem alguns indícios que apontam que essa consulta deve ser realizada o quanto antes, a exemplo de dores, sintomas urinários e sintomas dos órgãos reprodutores masculinos.

 

“O paciente deve se dirigir a uma consulta com um especialista sempre que apresentar sintomas que envolvam o sistema urinário, como dificuldades para urinar, dor nos rins, dor durante as relações sexuais e em caso de doenças sexualmente transmissíveis”, observa o urologista.

 

Quando o assunto é saúde dos homens a partir dos 50 anos, a recomendação é que anualmente seja realizada uma consulta para avaliar a próstata, mesmo que não haja sintomas, já que o câncer neste órgão possui maior incidência em homens nesta faixa etária.

 

“A recomendação, no entanto, muda em casos do paciente ter familiares próximos com câncer de próstata. Nesse caso é necessário que haja uma consulta por ano, a partir dos 45 anos de idade, quando será feito o exame do toque retal e outros com o objetivo de avaliar o funcionamento da próstata e, assim, prevenir a ocorrência do câncer”, afirma o especialista.

 

De modo geral, o urologista é responsável por tratar órgãos como rins, bexiga, uretra, ureter, testículos, pênis, próstata, glândulas adrenais e epidídimo (um ducto que coleta e armazena os espermatozoides), além de realizar a prevenção, diagnóstico e tratamento de tumores presentes no trato urinário, como bexiga e rins, por exemplo, e no sistema reprodutor masculino, como testículo e próstata.

 

O urologista também é responsável por tratar de diversas doenças, a exemplo dos casos de infecções e inflamações em todo o trato urinário, cálculos renais, cânceres no sistema urinário e incontinência urinária.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito