i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Casa de Anna Nery vai abrigar memorial sobre história da Enfermagem

A casa onde viveu Anna Nery, pioneira da Enfermagem brasileira, passará a abrigar um memorial sobre a história da profissão no país. A residência, localizada na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, também será responsável por preservar os restos mortais da enfermeira, que serão recebidos por meio de doação. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (28/7) pela prefeita do município, Eliana Gonzaga, ao plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





“Esta doação tem um grande valor para nós da Enfermagem. Em nome do Conselho Federal, agradeço a prefeitura de Cachoeira por esta atitude, um verdadeiro marco na profissão. Faremos o possível para que este seja um local sagrado, de exaltação da nossa essência e de engrandecimento da categoria”, afirmou emocionada a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Anna Nery atuou diretamente na prestação de cuidados aos feridos durante a Guerra do Paraguai, em um momento da história do país no qual não existiam profissionais de Enfermagem. Com recursos próprios, montou uma enfermaria-modelo na capital paraguaia Assunção, na época sitiada pelo exército brasileiro. A data de seu falecimento, 20 de maio, marca o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

Está sendo estudada a possibilidade de o imóvel também receber uma subseção do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), permitindo que enfermeiros, técnicos e auxiliares da região passem a contar com acolhimento e atendimento aprimorados do regional sem a necessidade de deslocamento para outras cidades. A diretoria do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) também esteve diretamente ligada às articulações para a instalação do memorial.

“A residência de Anna Nery vai proporcionar a preservação histórica da profissão por meio de um acervo sobre a evolução do processo de trabalho da Enfermagem. O Coren-BA articulou apoio com a prefeitura e a secretaria de saúde de Cachoeira para levar o memorial ao município, por entender que é de grande relevância a existência de um museu que retrate aspectos culturais e educativos. Ganham a Enfermagem baiana e nacional com um local que carrega a memória da primeira enfermeira do Brasil”, ressaltou Giszele Paixão, presidente do Coren-BA.

A doação dos restos mortais da precursora da profissão no país será feita pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que atualmente mantém o material histórico e está localizada ao lado da casa de Anna Nery. “Para nós, cachoeiranos, é uma honra manter viva a nossa ancestralidade e a história deste ícone da Enfermagem. Anna Nery, conhecida como a mãe dos brasileiros, realizou feitos que engrandecem a nação. O seu imóvel possui dependências internas intactas e detém todas as condições de acolher o memorial”, destacou Eliana Gonzaga.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito