i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




CES cobra ao Ministério de Saúde vacinas para aplicação em crianças de 3 a 5 anos


O Conselho Estadual de Saúde, órgão que delibera e fiscaliza o SUS, cobra ao Ministério da Saúde vacinas contra a covid-19 para aplicação em crianças de 3 a 5 anos e transparência nas orientações e nos dados referentes às doses existentes da vacina. A vacinação com Coronavac foi liberada pelo MS na última sexta-feira (15), após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o uso emergencial do imunizante para essa faixa etária.

 (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)




Diante dessa liberação, cada município desenvolveu uma ação para aplicação da vacina, porém, foi só na terça-feira (19) que o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica informando as orientações do Programa Nacional de Imunizações para vacinação deste público infantil, o que acarreta em uma reformulação no esquema de vacinação, que já foi iniciado em alguns municípios baianos, entre eles, Salvador e Camaçari. Esse tempo de reformulação pode acarretar no atraso da vacinação.

 

Marcos Sampaio, presidente do Conselho Estadual da Saúde, afirma que a morosidade do ministério é uma demonstração de ausência de prioridade com a prevenção à saúde das crianças. 

 

“O Ministério da Saúde divulgou tardiamente essa nota técnica. Os municípios precisam de informações claras para que haja uma organização com o esquema de vacinação e precisam da certeza de que haverá vacinas suficientes para atender a demanda”, diz.

 

Na visão de Sampaio, o Ministério da Saúde apostou na desistência das pessoas que estão sem completar o ciclo vacinal, ao invés de enviar novas remessas da vacina pra aplicação em todas as crianças. “Não existe vacinas sobrando, o que realmente existe são as vacinas que deveriam ser aplicadas nos faltosos”, defende.

 

O Ministério da saúde recomendou que a vacina CoronaVac seja destinada inicialmente apenas para crianças entre 3 e 4 anos de idade e que a vacinação ocorra de forma gradual para todas as crianças imunocomprometidas de 3 e 4 anos de idade, seguida pelas faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade. Já as crianças a partir de 5 anos de idade, deverão ser vacinadas com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados.

 

Além dessas exigências citadas acima, o CES também solicita o cronograma de novas remessas, a disponibilização dos contratos assinados que garantem a entrega de novas doses e o prazo para recebimento dessas doses.


Segundo o presidente do CES-BA, os estados e municípios têm cumprido o seu papel na execução da vacinação. “Esse formato do Ministério em não dar garantia e nem trazer a transparência dos dados é uma perversidade. Os estados e municípios precisam lidar com a suposta falta da vacina e da garantia de novos imunizantes para essa faixa etária, que está aguardando há 3 anos para se vacinar”. 

O CES, instituição que é sobretudo uma instância de representação dos usuários do sistema público de saúde, cumprindo o seu compromisso de fiscalizar a saúde no estado, encaminhará um ofício cobrando ao Ministério da Saúde a garantia e um cronograma de envio de novas doses.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito