i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Legislativo ajusta lei antes de alterar cargos em Itabuna


As Comissões Técnicas de Legislação e Finanças da Câmara de Itabuna, após meses de análise, concluíram a apreciação do projeto (08/2022) que altera a lei 2.042/07. Enviada pelo Executivo, a proposta trata de mudanças no quadro de pessoal, com extinção e/ou inclusão de cargos. Trata-se de alterações que envolvem 1.130 servidores, em 20 funções.

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)





A relatora Wilma de Oliveira (PCdoB) lembrou ter encaminhado reiterados questionamentos, mas não obteve resposta. Então, inseriu emendas ao projeto. “Nossa preocupação é com os cargos que serão extintos, para salvaguardar o direito desses trabalhadores, que já estão no município há muito tempo. Porque eles (governo) estão alegando a questão de, futuramente, poder terceirizar; não considera que é atividade fim”, pontuou.

 

“Ajuste para proteger”

A vereadora ressalva que a lei aqui tratada menciona vagas que só serão extintas depois de vagarem, por exemplo, com aposentadorias. “Os direitos dos servidores serão respeitados, com cargos em novas nomenclaturas; houve um ajuste para proteger o servidor, para livrar de armadilhas jurídicas”, justificou a vereadora.

“Hoje, eles não perdem, não têm como ser demitidos. Porque são concursados. Mas lá na frente, com o plano de carreira, como vai ser? Quando a gente avançar com direitos, como vão ser contemplados? Tem que fazer um enquadramento”, completou.

Como o artigo 1° menciona 4.698 cargos sem que haja o referido plano, a edil providenciou modificação no artigo 3º, de modo a assegurar uma adequação que deixe claro o quê será feito com cada funcionário se for extinto o cargo que ele exerce.

Seja com eliminação ou criação, o intuito alegado pelo Executivo é a adequação do quadro, para economizar recursos públicos. Entre as funções a serem revistas, agente de infraestrutura, agente administrativo, agente de comunicação, calceteiro, carpinteiro e eletricista.

A próxima etapa é a votação da matéria em sessão ordinária, no Plenário Raymundo Lima

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito