i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Caminhada nesta 6ª-feira marcará ações contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Itabuna*

 

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Itabuna, será marcado com a Caminhada "Faça Bonito" nesta sexta-feira, dia 16, na Avenida do Cinquentenário, principal via central da cidade, com concentração no Jardim do Ó, a partir das 14 horas. A caminhada integra a Campanha Nacional do 18 de Maio, estabelecida pela Lei Federal nº 9.970/00, visa lembrar o crime que chocou o Brasil: o "Caso Araceli" e mobilizar a sociedade na luta contra a violência sexual contra crianças e adolescentes. (Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





Na tarde de quarta-feira passada, dia 14, durante reunião organizada pelo Departamento de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), com representantes de toda Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, foram discutidas as estratégias e os últimos detalhes para a realização da Caminhada.

A Caminhada da Campanha “Faça Bonito”, além de contar com a participação efetiva de toda a Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, que envolve diversas entidades, profissionais e instituições que atuam para garantir os direitos e bem-estar de crianças e adolescentes, terá ainda a participação de instituições de ensino e religiosas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades da sociedade civil organizada.

A Caminhada estará organizada em sete diferentes alas, nas quais serão enfatizados os direitos de todas as crianças e adolescentes. Na ala de abertura, estarão os representantes dos poderes Executivo e Legislativo.

Em seguida, os integrantes dos Conselhos Tutelares I e II, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e demais conselhos municipais. Na terceira ala, enfocando o Direto à Assistência Social, estarão os servidores da Secretaria de Promoção Social apresentando os serviços e programas voltados para as crianças e adolescentes.

O direito à Saúde será destacado na quarta ala por servidores e dirigentes da Secretaria Municipal de Saúde. Neste espaço da Caminhada “Faça Bonito”, também estará presente o coletivo da sociedade civil organizada. Na sequência, estará a ala de defesa do Direito à Educação, com professores, servidores da Secretaria Municipal da Educação e da Fundação Marimbeta, estudantes de escolas da rede pública e particular, além de instituições de ensino superior, o Grupo EncantArte e entidades religiosas.

Na sexta ala, estarão servidores da Secretaria de Esportes e Lazer e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), apresentando os serviços e programas municipais voltados para garantir o Direito ao Esporte, Lazer e Cultura das crianças e adolescentes. Neste grupo também estarão presentes os representantes do Tiro de Guerra.

A ala sete, que finaliza a Caminhada, estará focada no Direito à Justiça, formada por representes da Vara da Infância e da Adolescência, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além dos órgãos das forças de segurança – 15º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil - Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) e a Guarda Civil Municipal.

Ao final da reunião, o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, José Carlos Trindade falou da expectativa em relação à Caminhada “Faça Bonito”. Ele lembrou que esta é uma das principais ações que marcam a Campanha do Maio Laranja no município de Itabuna.

O secretário justificou a realização da atividade nesta sexta-feira como uma forma de alcançar um maior número possível de espectadores. “A questão da violação de direitos e o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é uma triste realidade nacional e que, também, acontece de forma preocupante em nosso município”, comentou.

“Com o fluxo de pessoas de todos os bairros que diariamente circulam na Avenida do Cinquentenário, tenho certeza que o objetivo de alertar, sensibilizar e conscientizar a comunidade itabunense para este grave problema, terá o alcance de comunicação esperado”, disse Trindade.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Larissa Moitinho, chamou à atenção para a importância da Caminhada “Faça Bonito” por ser uma ação que aborda uma questão muito grave, que é o combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cujos números registrados são alarmantes em todo o território nacional.

“Ao mesmo tempo em que é necessário alertar para a real situação da violência sexual contra meninos e meninas, precisamos também levar informação positiva de que o poder público, os órgãos de justiça, conselhos municipais e a sociedade estão presentes e atuando para prevenir e combater tais crimes e garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes”, finalizou Larissa.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito