Adultos e idosos da etnia cigana tiveram acesso a serviços de saúde em um só lugar, além de participarem de palestras e momentos recreativos e de entretenimento com as crianças nesta ação que foi comemorativa ao Dia Nacional e Dia Municipal dos Povos Ciganos, celebrado no dia 24 de Maio. Ao longo do dia, foram disponibilizadas consultas com profissionais do Programa Médico de Saúde da Família, Pediatra, testes para detecção das ISTs, vacinas contra a Influenza, Covid-19 dentre outras de rotina e atendimento para casos suspeitos de hanseníase.
O Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM) também esteve presente para fazer os encaminhamentos para atendimentos especializados. Ainda foi realizada palestra sobre “Os desafios da população cigana nos espaços públicos de saúde” e sobre a Pré-Conferência Livre para os Povos Ciganos, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).
“Entre os grupos tradicionais do município que a gente acompanha, os povos ciganos são os que mais conseguimos registrar. Um dia desses eles estavam invisíveis e atualmente são os que mais conseguimos nos identificar”, comentou a coordenadora Dayse Santos.
O anfitrião Jerisnau Fortunato Rebouças lembra que chegou na localidade há cerca de 40 anos. “Montamos nossos barracões, conseguimos nos estabelecer e estamos aqui até hoje. Ficamos felizes com essa atenção que a Prefeitura tem dado à nossa comunidade”, disse.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito