Para melhorar os percentuais de bebês alimentados exclusivamente com leite humano, anualmente é promovida a Campanha Agosto Dourado, com a celebração da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que neste ano tem como tema: “Priorizemos a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”. Em Itabuna, a campanha para conscientização e incentivo ao aleitamento materno será reforçada entre os dias 4 e 8, com ações no Hospital Materno-Infantil Manoel Novaes (HMN) e nas unidades básicas de saúde do município.
Durante a semana, serão promovidas rodas de conversa com as mães que estão com filhos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, puérperas internadas e colaboradores. “Além de atividades internas, as nossas ações buscam envolver a população. Por isso, desenvolvemos parceria com o município, pois as unidades básicas de saúde são a porta de entrada para os nossos serviços. São pelas unidades de saúde onde primeiro passam as mamães e seus familiares”, destaca a diretora técnica do HMN, médica Fabiane Chávez.
BATE-PAPO
Fabiane Chávez fará, na manhã de terça-feira (5), um bate-papo com as mães internadas no HMN, acompanhantes e profissionais da unidade hospitalar. A médica falará sobre a importância da amamentação e da doação do leite humano, bem como apoio às nutrizes que amamentam. “A contribuição das doadoras, com excedente, é essencial para que possamos ter leite materno para as crianças internadas na nossa UTI Neonatal”, afirma a médica.
De acordo com o Ministério da Saúde, com 200 ml de leite humano é possível alimentar até 10 bebês prematuros por dia. A amamentação não é benéfica somente para os bebês, mas também para as mães. Dentre os benefícios estão a redução do risco de hemorragia no pós-parto, fortalecimento de vínculo mãe-bebê, redução da chance de desenvolver diabete tipo 2, colesterol alto, hipertensão, além de reduzir as chances de desenvolver o câncer de mama.
Moradora de Itamaraju, no extremo-sul da Bahia, Sara de Souza Botelho está entre as mães que reconhecem a importância da amamentação. Mãe de um bebê de 28 semanas (prematuro), internado na UTI Neo do Hospital Manoel Novaes, Sara leva, diariamente, o excedente para o Banco de Leite para alimentar outras crianças da unidade.
O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Itabuna está instalado no anexo do Hospital Manoel Novaes e conta com apoio do Corpo de Bombeiros, responsável pela Rota do Leite, uma parceria que assegura a coleta de leite nas casas das doadoras em diferentes regiões da cidade. A unidade funciona das 7h às 12h, e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito