i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Delegação da Bahia marca presença no segundo dia da 5ª CNSTT em Brasília


A Bahia segue fortalecendo sua representação na 5ª Conferência Nacional de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador (5ª CNSTT), que acontece em Brasília de 18 a 21 de agosto. No primeiro dia, a conferência contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que reforçou a importância de pautar a saúde do trabalhador e da trabalhadora como prioridade nas políticas públicas. A solenidade de abertura reuniu também a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano, (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)



entre outras representações nacionais, marcando o início de um encontro histórico para a democracia participativa no SUS.


A programação incluiu ainda a palestra magna, com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, além da palestra sobre o Eixo I, que abordou a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.


Já no segundo dia, a delegação baiana participa ativamente das palestras sobre os eixos II e eixo III que trataram sobre “As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora” e a “Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social”, respectivamente. Além de começar as atividades dos grupos de trabalhos. 


A delegação da Bahia é composta por 76 representantes, eleitos nas conferências macrorregionais e estadual, e leva para a etapa nacional um conjunto de 9 propostas prioritárias e 3 diretrizes, construídas a partir de 108 sugestões vindas de todo o estado. Essas proposições refletem as necessidades e demandas das trabalhadoras e trabalhadores baianos e foram consolidadas durante a 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Bahia (5ª CESTT-BA), realizada em julho, em Salvador, com a participação de cerca de mil pessoas.


De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, Marcos Gêmeos, a presença da delegação reafirma o compromisso do estado com a luta em defesa de um trabalho digno e saudável:

“A conferência é a expressão viva da democracia participativa no SUS. Mais uma vez, a Bahia mostra sua força, organização e compromisso com a classe trabalhadora, defendendo propostas que dialogam diretamente com as necessidades de quem constrói o nosso estado.”


A programação da 5ª CNSTT segue até o dia 21 de agosto, com plenárias, grupos de trabalho, apresentações culturais, tribuna livre e um grande ato público, que culminará na aprovação das diretrizes nacionais para a Política de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito