A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira, dia 18, à Campanha de Vacinação Antirrábica 2025 pelo Bairro Califórnia. O trabalho é executado por meio de uma parceria entre os departamentos de Controle de Zoonoses e de Combate às Endemias.
Duas equipes de vacinadores integradas por Agentes de Combate às Endemias (ACE) se dividiram entre a Praça da Piedade e o final de linha do bairro. (Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo
A dona de casa Maria Luíza Lopes levou seus dois cães para serem vacinados na Praça do Califórnia e ainda retornaria com mais um gato para a imunização. “Gosto muito de animais e uma das minhas obrigações com meus bichos é a vacinação, por isso não falho”, ressalta.
Já dona Elcinda Passos levou sua pet para ser imunizada e ainda revelou que tem outros quatro animais de estimação (dois gatos e dois cachorros) que ficam em um sítio em Mutuns que também serão vacinados no dia que a equipe de vacinação visitar aquela Vila a seis quilômetros de Itabuna. “Vou ficar atenta para não perder o dia da visita, pois preciso vacinar todos”, reforçou.
A coordenadora de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, reforça que, além dos pontos fixos que serão montados nos bairros de acordo com a data programada para visitação, também será feita busca ativa nas localidades no entorno. “O nosso trabalho será sempre das 9 às 16 horas vacinando nos pontos fixos e buscando nas residências, principalmente os felinos que são mais resistentes”, explicou.
Nesta terça-feira, dia 19, a equipe de endemias estará nos bairros Nova Califórnia e Jardim América, enquanto na quarta-feira, dia 20, no Santa Inês e Antique. Já na quinta-feira, dia 21, no João Soares e Parque Boa Vista, e na sexta-feira, dia 22, no Fátima e Monte Cristo.
O trabalho, que integra a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, prossegue no sábado, dia 23, na BR-415, e no domingo, dia 24, na Vila de Mutuns.
“Neste ano, a expectativa é vacinar cerca de 40 mil cães e gatos com a ‘Vacina do Amor’, porque esse gesto de cuidado com a saúde dos animais reflete o amor dos tutores pelos seus bichinhos”, comentou a coordenadora de Combate às Endemias.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito