i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Professora da UESC Apresenta Pesquisa em Fórum Internacional de Sociologia no Marrocos

 

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) teve destaque internacional no cenário acadêmico. A professora e socióloga Flávia Alessandra de Souza, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, apresentou um trabalho científico no V Fórum de Sociologia da Associação Internacional de Sociologia (V ISA Forum of Sociology), realizado em Rabat, capital do Marrocos, entre os dias 6 e 11 de julho de 2025.       (Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)


 

Intitulado "Knowing Justice in the Anthropocene" (“Conhecendo a Justiça no Antropoceno”), o evento reuniu cerca de 5 mil pesquisadores de mais de 100 países. Os 57 comitês de pesquisa da ISA compuseram mais de 1.500 sessões de trabalho. Durante o fórum, foram realizados diversos protestos e pronunciamentos internacionais em apoio ao povo palestino.

 

Pesquisa Inovadora sobre Socióloga Pioneira

Flávia Alessandra apresentou a pesquisa "Virgínia Leone Bicudo (1910-2003): The Plurivalence of a Black Brazilian Woman Sociologist, Psychoanalyst and Engaged Intellectual". O estudo foi exposto em uma sessão temática do Comitê de Pesquisa 46 da ISA, de Sociologia Clínica.

 

A pesquisa da professora da Uesc destaca o trabalho da socióloga Virgínia Leone Bicudo, uma referência pioneira nos estudos de relações raciais no Brasil. A apresentação de Flávia Alessandra suscitou reflexões e debates aprofundados com o público internacional presente, evidenciando a relevância da obra de Bicudo para o contexto global.

Nas palavras da professora, apresentar a pesquisa sobre Virgínia Leone Bicudo na África foi "uma tarefa simultaneamente ancestral, afirmativa e científica muitíssimo especial, sobretudo para o povo negro”.

 

Segundo dirigentes seniors da Associação Internacional de Sociologia, Flávia Alessandra pode ter sido a primeira socióloga a apresentar um trabalho sobre Virgínia Leone Bicudo em uma reunião científica da organização. Esse feito abre precedentes importantes para futuros intercâmbios de pesquisa, ensino e extensão entre universidades de diversos países, fortalecendo a representatividade da sociologia brasileira no exterior.

 


0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito